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Título: PROCESSO DE GOVERNANÇA NO GERENCIAMENTO DE COMPRAS DA MARINHA DO BRASIL
Autor: FELIPE MAIA BRAGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60857
Catalogação:  18/10/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60857@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60857@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60857

Resumo:
A gestão da cadeia de suprimentos envolve múltiplos participantes, inúmeras incertezas e alta complexidade devido a um ambiente de negócios cada vez mais fragmentado e que envolve grandes volumes financeiros. A governança surge então como um caminho para melhorar o desenvolvimento de toda a cadeia de suprimentos, por meio de uma abordagem multidimensional e com foco no desempenho. No contexto da administração pública não é diferente, para as Forças Armadas a questão orçamentária é um desafio constante, nesse escopo, a Marinha do Brasil (MB), tem buscado austeridade nos gastos públicos, a despeito da necessidade de manter seus meios operativos em condição de plena eficiência, diante de um cenário de crescente participação em ações socias e operações que visam, por exemplo, a saúde de populações ribeirinhas e o combate a ilícitos. Dentro deste contexto, esta dissertação tem como objetivo melhorar o processo de compras da MB no escopo da cadeia logística de combustíveis, lubrificantes e graxas à luz dos preceitos e mecanismos de governança. Inicialmente, portanto, foi realizada uma revisão de escopo (RE) da literatura, tendo como resultado uma taxonomia e um framework que articulam os elementos basilares do conceito de governança na cadeia logística e as interações entre eles, corroborando a visão de interdependência entre os agentes da cadeia, seus processos e práticas. Os resultados da RE foram, então, aplicados em um estudo de caso na MB, através da análise inicial das publicações oficiais, da revisão do processo atual à luz dos conceitos que emergiram da RE e por meio de entrevistas com especialistas da MB. Como resultado, este estudo de caso proporcionou um processo de compras mais eficiente para a cadeia logística de combustíveis, lubrificantes e graxas da MB.

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