XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTO EXPORTADOR DE EMPRESAS BRASILEIRAS NA PANDEMIA DO COVID-19 Autor: FERNANDA LEAO RAMOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60843
Catalogação: 17/10/2022 Liberação: 17/10/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60843&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60843&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60843
Resumo:
Título: A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTO EXPORTADOR DE EMPRESAS BRASILEIRAS NA PANDEMIA DO COVID-19 Autor: FERNANDA LEAO RAMOS
Nº do Conteudo: 60843
Catalogação: 17/10/2022 Liberação: 17/10/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60843&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60843&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60843
Resumo:
Este estudo buscou investigar o impacto da adoção das redes sociais por
empresas brasileiras sobre seu comportamento exportador no decorrer da pandemia
do Covid-19. Especificamente, buscou-se entender em que medida as empresas se
perceberam atingidas por impactos disruptivos da pandemia, apresentavam
orientação para mídias sociais, utilizaram as mídias sociais para aquisição de
conhecimento, reconhecimento de oportunidades e interação com parceiros, e em
que medida tal utilização favoreceu o comportamento exportador. A perspectiva
teórica adotada no estudo foi a Teoria da Difusão de Inovações de Everett Rogers.
A fundamentação teórica baseou-se ainda na literatura sobre adoção de tecnologia,
em particular voltada para digitalização e redes sociais, levando à elaboração de um
modelo teórico e à formulação de 11 hipóteses de pesquisa. A metodologia adotada
consistiu na aplicação de uma survey online com uma amostra de conveniência de
empresas brasileiras. As escalas utilizadas para medir os construtos foram
identificadas na literatura, tendo sido anteriormente desenvolvidas e validadas por
outros autores. Os dados foram coletados por meio de questionários
autoadministrados disponibilizados na internet, sendo enviado um convite por email ou por redes sociais contendo o link para o questionário. O teste de hipóteses
utilizou a modelagem de equações estruturais, tendo-se encontrado relações
significativas entre os principais construtos do modelo. As contribuições do estudo
à teoria de difusão de adoção de inovações incluem melhor entendimento do
potencial impacto de eventos disruptivos e a associação entre a adoção de redes
sociais e adoção da exportação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |