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Título: A IMPORTÂNCIA DO AROMA NA CAPTAÇÃO DE CONSUMIDORES DO SETOR DE VESTUÁRIO FEMININO E SUA PROTEÇÃO PELO TRADE DRESS
Autor: DAN GUERCHON
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PEDRO MARCOS NUNES BARBOSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60718
Catalogação:  05/10/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60718@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60718

Resumo:
A partir de um panorama geral da distintividade, juntamente com a análise de princípios-base da regulação do mercado e economia brasileira, a presente dissertação busca ressaltar uma nova perspectiva do trade dress: os aromas. Estes elementos, ainda pouco debatidos na jurisprudência e doutrina, trazem uma caracterização essencial para determinados segmentos mercadológicos, sendo capazes de identificar o conceito de uma empresa ou, mesmo, seus produtos e serviços comercializados. Para fundamentar tal entendimento, este trabalho conta com uma pesquisa de campo em algumas lojas da FARM e da Maria Filó, na qual consumidoras e potenciais consumidoras foram entrevistadas acerca da importância dos seus elementos olfativos. Com as conclusões extraídas do referido estudo, foi possível desenvolver uma lista de critérios objetivos para definir em quais momentos um elemento olfativo será distintivo, de modo a protege-lo pelos mesmos meios utilizados para a tutela da perspectiva visual do trade dress.

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