XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: YOU TELL THE WORLD WHO YOU ARE BY CHOOSING YOUR FRIENDS: THE CHOICE OF SCHOOL AS DIFFERENTIATION STRATEGY Autor: CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 6069
Catalogação: 14/03/2005 Liberação: 14/03/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6069
Resumo:
Título: YOU TELL THE WORLD WHO YOU ARE BY CHOOSING YOUR FRIENDS: THE CHOICE OF SCHOOL AS DIFFERENTIATION STRATEGY Autor: CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 6069
Catalogação: 14/03/2005 Liberação: 14/03/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6069
Resumo:
The present research is part of a wider field, i.e.
sociology studies
concerning family/school relationship, and it focuses the
choice process that a
portion of families (part of the Brazilian elite,
culturally and economically
speaking) experience when sending their children to school.
In order to identify
the cultural and social aspects present in the choice
process the survey included 81
families who enrolled their children in a traditional
confessional private school in
2003. Self-filling questionnaires were handed to the
parents, and their answers
provided the information needed to build a profile of the
families, concerning their
net worth, and their cultural, educational and social
backgrounds. This main
methodological tool, as well as other data sources, allowed
the identification of
the criteria and the strategies used by these families
which provided a description
of the whole choice process they experience. The families`
expectations
concerning their children`s level of education were also
considered. In order to
analyze the data, the information gathered was confronted
with part of existing
sociology of education literature, especially with
typologies that have been
established by previous research on the process of choice
of schools. It aimed at
classifying different family groups, attitudes concerning
choice of school and the
private education institutes. The final considerations
indicate, in the particular
case of the families surveyed, that education is part of a
strategy of social
differentiation. The behavior that oriented their choice
was influenced by the
structure and bulk of the families budget, and possibly, by
the school ethos. These
conclusions indicate new practices amongst families in
their relationship with the
schools, fomenting the competition that is part of the
education market, where
different types of schools have been striving to fit
different types of families.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CONCLUSION | |
REFERENCES AND ANNEX |