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Coleção Digital
Título: DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA
Colaborador(es): ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 6069
Catalogação: 14/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6069
Resumo:
Título: DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA
Colaborador(es): ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 6069
Catalogação: 14/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6069
Resumo:
Inserida no contexto dos estudos sociológicos sobre a
relação família e
escola, esta pesquisa focaliza o processo de escolha do
estabelecimento de ensino
vivenciado por uma fração de famílias consideradas
pertencentes às elites
econômicas e culturais. Para identificar os aspectos sócio-
culturais embutidos no
processo de escolha de escola, foram investigadas 81
famílias cujos filhos foram
matriculados em uma tradicional escola confessional do
sistema privado de ensino
no ano de 2003. Através do questionário auto-administrado
aplicado aos pais, foi
possível identificar o perfil das famílias quanto ao
patrimônio econômico,
cultural, social e escolar por elas adquirido. Este
principal instrumento de
investigação, acrescido de outras fontes de dados, permitiu
a identificação dos
critérios e estratégias de escolha de escola reveladas por
essas famílias, assim
como a caracterização do processo de escolha de
estabelecimento de ensino por
elas vivenciado. Foram consideradas ainda, as expectativas
das famílias frente à
escolarização dos seus filhos. Para a análise dos dados, as
informações obtidas
foram cotejadas com parte da literatura da sociologia da
educação existente,
especialmente, com as tipologias estabelecidas em estudos
anteriores sobre o
processo de escolha de estabelecimento de ensino, para a
classificação dos
diferentes grupos familiares, das condutas de escolha de
escola e dos
estabelecimentos escolares da rede privada de ensino. As
considerações finais do
estudo apontam, no caso das famílias investigadas, para o
sentido da escolarização
como estratégia de distinção de classe social, cujas
condutas que orientaram a
escolha foram influenciadas pelo volume e estrutura dos
diferentes tipos de capital
das famílias, e possivelmente, pelo ethos escolar.Tais
constatações indicam novas
práticas familiares na relação estabelecida com as escolas,
fomentando a luta
concorrencial existente na lógica do mercado educacional,
onde os diferentes
tipos de escolas estão sendo adequados aos diferentes tipos
de famílias.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CONCLUSÃO | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |