$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 6069
Catalogação:  14/03/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6069

Resumo:
Inserida no contexto dos estudos sociológicos sobre a relação família e escola, esta pesquisa focaliza o processo de escolha do estabelecimento de ensino vivenciado por uma fração de famílias consideradas pertencentes às elites econômicas e culturais. Para identificar os aspectos sócio- culturais embutidos no processo de escolha de escola, foram investigadas 81 famílias cujos filhos foram matriculados em uma tradicional escola confessional do sistema privado de ensino no ano de 2003. Através do questionário auto-administrado aplicado aos pais, foi possível identificar o perfil das famílias quanto ao patrimônio econômico, cultural, social e escolar por elas adquirido. Este principal instrumento de investigação, acrescido de outras fontes de dados, permitiu a identificação dos critérios e estratégias de escolha de escola reveladas por essas famílias, assim como a caracterização do processo de escolha de estabelecimento de ensino por elas vivenciado. Foram consideradas ainda, as expectativas das famílias frente à escolarização dos seus filhos. Para a análise dos dados, as informações obtidas foram cotejadas com parte da literatura da sociologia da educação existente, especialmente, com as tipologias estabelecidas em estudos anteriores sobre o processo de escolha de estabelecimento de ensino, para a classificação dos diferentes grupos familiares, das condutas de escolha de escola e dos estabelecimentos escolares da rede privada de ensino. As considerações finais do estudo apontam, no caso das famílias investigadas, para o sentido da escolarização como estratégia de distinção de classe social, cujas condutas que orientaram a escolha foram influenciadas pelo volume e estrutura dos diferentes tipos de capital das famílias, e possivelmente, pelo ethos escolar.Tais constatações indicam novas práticas familiares na relação estabelecida com as escolas, fomentando a luta concorrencial existente na lógica do mercado educacional, onde os diferentes tipos de escolas estão sendo adequados aos diferentes tipos de famílias.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui