XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FILMES PARA MUDAR O MUNDO: PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS DE IMPACTO SOCIAL Autor: JOANA GUEDES NIN FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA FRANCA MARTINS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60636
Catalogação: 26/09/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60636@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60636@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60636
Resumo:
Título: FILMES PARA MUDAR O MUNDO: PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS DE IMPACTO SOCIAL Autor: JOANA GUEDES NIN FERREIRA
Nº do Conteudo: 60636
Catalogação: 26/09/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60636@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60636@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60636
Resumo:
Na dissertação Filmes para mudar o mundo - produção e distribuição de
documentários de impacto social, investigamos uma nova metodologia de
realização de obras do gênero a partir da associação da narrativa documental com
um projeto de comunicação estratégica. O documentário de impacto social é
construído para ser o centro de um projeto maior, com vistas a propor
transformações objetivas na sociedade, ou mesmo ações no intuito de contribuir
com mudanças de mentalidade a respeito de problemas específicos. Ativistas,
organizações da sociedade civil e simpatizantes engajados atuam em parceria com
a equipe do filme, basicamente por meio de práticas crossmídia e advocacy,
ampliando seu alcance de público e potencial persuasivo. Da mesma forma, podem
dispor do documentário para fomentar debates em seus grupos de origem, num jogo
de ganha-ganha. Em termos metodológicos, partimos dos primórdios do
documentário social britânico, com seu projeto de educação cívica através do
cinema, até a abordagem de iniciativas contemporâneas, dialogando com autores
como Brian Winston, Thomas Austin e Jane Chapman, com pesquisas que ajudam
a entender as principais questões em torno das condições de existência e do
desenvolvimento das formas de produção do cinema documentário. Tratamos
também dos problemas da distribuição e da audiência em seu sentido mais amplo,
considerando os contextos históricos ditados por questões tecnológicas, de mercado
e de comportamentos do público. Veremos ainda como é organizada a campanha
de impacto de documentários a partir de dois estudos de caso brasileiros: Menino
23 – infâncias perdidas no Brasil (BRASIL, 2016), e Paratodos (BRASIL, 2016).
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |