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Coleção Digital
Título: CANÇÕES PARA NÃO ESQUECER: OS RASTROS DA NUEVA CANCIÓN CHILENA NA RESISTÊNCIA CULTURAL BRASILEIRA (1974-1980) Autor: RODRIGO LAURIANO SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LARISSA ROSA CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60535
Catalogação: 12/09/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60535@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60535@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60535
Resumo:
Título: CANÇÕES PARA NÃO ESQUECER: OS RASTROS DA NUEVA CANCIÓN CHILENA NA RESISTÊNCIA CULTURAL BRASILEIRA (1974-1980) Autor: RODRIGO LAURIANO SOARES
Nº do Conteudo: 60535
Catalogação: 12/09/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60535@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60535@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60535
Resumo:
O objetivo desta investigação é analisar a circulação da Nueva Canción
Chilena na resistência cultural brasileira, pensando nos significados dessa conexão
para o contexto e como foi incorporada enquanto parte dos repertórios de ações
coletivas contra a Ditadura Militar, sobretudo entre 1974 e 1980. Diante da
conjuntura de ditaduras militares instauradas no Cone Sul, a música foi um
elemento utilizado por artistas, estudantes, trabalhadores e intelectuais como
instrumento de expressão e representação de seus ideais políticos contra o
autoritarismo. Na segunda metade da década de 1970, com reformulações e disputas
sobre a resistência cultural brasileira, é possível perceber a incorporação da Nueva
Canción Chilena por determinados grupos como expressão simbólica de um
discurso antiautoritário, anti-imperialista e de pertencimento à comunidade latinoamericana. A presença da Nueva Canción no Brasil, através dos artistas desse
movimento e de suas canções, foi identificada em eventos artístico-culturais,
coletâneas de discos produzidos por gravadoras nacionais e nos diálogos de músicos
brasileiros com esse universo, tanto pelo caráter estético quanto pelas interpretações
de algumas dessas músicas. Com o intuito de explorar os discursos articulados no
entorno de determinada produção musical, foram utilizadas publicações de jornais
da imprensa brasileira como fontes principais para esta pesquisa, a fim de
compreender os significados simbólicos atribuídos à Nueva Canción Chilena, como
foi a recepção desse cancioneiro e quais foram os agentes envolvidos nesse processo
de circulação cultural.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |