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Título: CANÇÕES PARA NÃO ESQUECER: OS RASTROS DA NUEVA CANCIÓN CHILENA NA RESISTÊNCIA CULTURAL BRASILEIRA (1974-1980)
Autor: RODRIGO LAURIANO SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LARISSA ROSA CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60535
Catalogação:  12/09/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: 
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60535@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60535@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60535

Resumo:
O objetivo desta investigação é analisar a circulação da Nueva Canción Chilena na resistência cultural brasileira, pensando nos significados dessa conexão para o contexto e como foi incorporada enquanto parte dos repertórios de ações coletivas contra a Ditadura Militar, sobretudo entre 1974 e 1980. Diante da conjuntura de ditaduras militares instauradas no Cone Sul, a música foi um elemento utilizado por artistas, estudantes, trabalhadores e intelectuais como instrumento de expressão e representação de seus ideais políticos contra o autoritarismo. Na segunda metade da década de 1970, com reformulações e disputas sobre a resistência cultural brasileira, é possível perceber a incorporação da Nueva Canción Chilena por determinados grupos como expressão simbólica de um discurso antiautoritário, anti-imperialista e de pertencimento à comunidade latinoamericana. A presença da Nueva Canción no Brasil, através dos artistas desse movimento e de suas canções, foi identificada em eventos artístico-culturais, coletâneas de discos produzidos por gravadoras nacionais e nos diálogos de músicos brasileiros com esse universo, tanto pelo caráter estético quanto pelas interpretações de algumas dessas músicas. Com o intuito de explorar os discursos articulados no entorno de determinada produção musical, foram utilizadas publicações de jornais da imprensa brasileira como fontes principais para esta pesquisa, a fim de compreender os significados simbólicos atribuídos à Nueva Canción Chilena, como foi a recepção desse cancioneiro e quais foram os agentes envolvidos nesse processo de circulação cultural.

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