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Título: AMBIENTE VIRTUAL PARA APOIO À REABILITAÇÃO DE PESSOAS COM DIFICULDADES FÍSICAS NOS MEMBROS SUPERIORES
Autor: ANTONIO VASCONCELLOS CHAVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALBERTO BARBOSA RAPOSO - ORIENTADOR
GREIS FRANCY MIREYA SILVA CALPA - ORIENTADOR

Nº do Conteudo: 60524
Catalogação:  06/09/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60524@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60524@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60524

Resumo:
Neste trabalho foi aprimorado um jogo cujo objetivo é criar um ambiente virtual para apoio à reabilitação de pessoas com dificuldades físicas nos membros superiores. O jogo foi desenvolvido em Unity para Oculus Rift e conta com a interação sendo feita diretamente com as mãos do usuário, para ela é utilizado o Leap Motion para detecção de movimentos e conta com a adição do Myo Armband para o rastreamento do esforço com a execução dos gestos. Nele, são utilizados exercícios de terapia tradicional como mecânicas. E foi desenvolvido buscando manter o usuário entretido, de forma que gere maior engajamento a pacientes e interesse às pessoas que não precisam de reabilitação. Foram realizados testes de experiência do usuário, a maioria, em pessoas sem qualquer tipo de deficiência nos membros superiores, nos quais os participantes declararam que gostariam de ter mais experiências com o jogo desenvolvido. Testes com pacientes em maior escala serão elaborados em trabalhos futuros.

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