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Título: O ENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DE GAMES NAS CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS DE JOGOS
Autor: LUIZ FELIPE DESOUZART DE AQUINO VIANA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60514
Catalogação:  06/09/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60514@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60514@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60514

Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a participação das comunidades de games nas campanhas de comunicação das empresas de jogos. Na investigação foram analisadas campanhas de comunicação da empresa Larian Studios e seu jogo Baldur s Gate 3. A partir dos dados secundários foi possível apontar as formas de engajamento utilizadas pela empresa. Foram realizadas entrevistas com os jogadores do game. As entrevistas permitiram obter a opinião dos jogadores em relação à participação da comunidade nessas campanhas, além de seu feedback das estratégias utilizadas pela empresa. Como resultado, podemos destacar uma demanda dos jogadores por um engajamento maior, o que pode ser benéfico não apenas para a desenvolvedora e a comunidade, mas para o desenvolvimento de seus jogos. Também foi observado que as redes sociais que hoje dominam os meios de comunicação para as campanhas são Twitter e Discord. Os resultados indicam que a presença de criadores de conteúdo é bem aceita nas campanhas assim como a utilização dos personagens do jogo como elo entre as desenvolvedoras e a comunidade.

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