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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: IMPACTOS DO BEM-ESTAR SUBJETIVO E DA PERSONALIDADE EM COMPORTAMENTOS DE COMPRA Autor: SIBELE DIAS DE AQUINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JEAN CARLOS NATIVIDADE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60471
Catalogação: 05/09/2022 Liberação: 23/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60471&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60471&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60471
Resumo:
Título: IMPACTOS DO BEM-ESTAR SUBJETIVO E DA PERSONALIDADE EM COMPORTAMENTOS DE COMPRA Autor: SIBELE DIAS DE AQUINO
Nº do Conteudo: 60471
Catalogação: 05/09/2022 Liberação: 23/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60471&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60471&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60471
Resumo:
Considerando-se que traços de personalidade impactam em muitas variáveis e
contextos, a presente tese teve como objetivo verificar o poder preditivo do bemestar subjetivo sobre o comportamento de compra por impulso e sobre a escolha de
itens de compra, controlando-se o efeito da personalidade. Para tanto, foram
realizados quatro estudos, cujos dados foram coletados por meio de questionários
disponibilizados em plataforma na internet. O primeiro estudo teve o objetivo de
buscar evidências de validade da escala Hedonic Shopping Motivations.
Verificaram-se evidências de validade satisfatórias para o instrumento. A
mensuração desse construto testou padrões correlacionais e de predição das
motivações hedônicas sobre variáveis de compra, e os resultados revelaram uma
rede nomológica que favorece formulações teóricas mais robustas sobre
comportamento do consumidor. O segundo estudo consistiu na busca por
evidências de validade da escala Short Affect Intensity Scale (SAIS-BR) para o
contexto brasileiro. Esse segundo instrumento adaptado mensura a intensidade com
a qual uma pessoa experimenta emoções, concentrando-se na consistência das
reações afetivas que ela costuma ter diante de estímulos emocionais. O instrumento
adaptado mostrou satisfatórias evidências de validade. As diferenças individuais na
intensidade afetiva foram associadas a personalidade, frequência de afetos e
satisfação de vida, ampliando o conhecimento a respeito de como afetos são
experimentados e sobre os impactos da intensidade afetiva no cotidiano. As
correlações encontradas entre fatores da SAIS-BR e dimensões do bem-estar
subjetivo reforçaram a ideia de que a dimensão emocional do bem-estar subjetivo
refere-se tanto à frequência de sentimentos e emoções, quanto à magnitude de suas
expressões. O terceiro estudo testou o poder preditivo do bem-estar subjetivo, da
intensidade afetiva e da personalidade sobre a tendência de comprar por impulso.
Além de corroborar achados anteriores sobre poder preditivo de afetos negativos,
os resultados também mostraram o papel dos fatores de personalidade nessa
predição, gerando novas evidências empíricas sobre compras por impulso e bemestar subjetivo no Brasil. O quarto estudo verificou o poder preditivo do bem-estar
subjetivo e da personalidade sobre a preferência por compras experienciais e
materiais. Os resultados mostraram a ausência de poder preditivo da frequência de
afetos sobre a variável desfecho, além de indicar que algumas variáveis
sociodemográficas e traços de personalidade podem predizer tais preferências dos
indivíduos. No geral, os achados tiram das emoções parte da carga de
responsabilidade sobre comportamentos de compra, indicando impacto leve do
bem-estar sobre impulsividade nas compras e sobre escolhas de tipos de produtos.
Uma importância fundamental desta tese é a produção de conhecimentos aplicáveis
tanto para o campo do comportamento do consumidor quanto para o campo da
psicologia positiva, destacando-se a relevância da interdisciplinaridade e da
pesquisa transformativa do consumidor no Brasil.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |