As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CRIANDO SHADERS DE PÓS PROCESSAMENTO NO UNITY ENGINE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: BERNARDO HORNER LOPES
Colaborador(es): WALDEMAR CELES FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 60441
Catalogação: 02/09/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60441@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60441@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60441
Resumo:
Título: CRIANDO SHADERS DE PÓS PROCESSAMENTO NO UNITY ENGINE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: BERNARDO HORNER LOPES
Colaborador(es): WALDEMAR CELES FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 60441
Catalogação: 02/09/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60441@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60441@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60441
Resumo:
Shaders de pós-processamento são uma técnica de computação gráfica
de baixo custo computacional usada para criar efeitos de tratamento de imagem,
aplicados sobre uma cena. O objetivo deste projeto é usar o Unity Engine para
criar shaders de pós-processamento de efeitos não-fotorrealistas,mantendo um
baixo custo computacional. Escolhemos os efeitos de toon shading, hatching e
outline para desenvolver, pois esses efeitos ajudam a compor estéticas
estilizadas bastante atrativas. O toon shader faz objetos 3D parecerem desenhos
chapados; o hatching simula em objetos 3D a técnica de sombreamento de
desenho tradicional feita com riscos; o outline desenha um contorno nos objetos
de uma cena. Os shaders produzidos neste projeto tiveram bons resultados,
tendo um bom desempenho de renderização, provando que shaders de
pós-processamento são uma ferramenta muito poderosa e de baixo custo
computacional. Os shaders aqui desenvolvidos podem servir de base para criar
efeitos similares, como foi feito com o toon e hatching shaders. O outline pode
ser modificado para criar estilos diferentes de contornos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |