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Coleção Digital
Título: TÉCNICAS PARA PROGRAMAÇÃO INTEIRA E APLICAÇÕES EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): HUMBERTO JOSE LONGO
Colaborador(es): MARCUS VINICIUS S P DE ARAGAO - Orientador
EDUARDO UCHOA BARBOZA - Coorientador
Número do Conteúdo: 6029
Catalogação: 09/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6029@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6029@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6029
Resumo:
Título: TÉCNICAS PARA PROGRAMAÇÃO INTEIRA E APLICAÇÕES EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): HUMBERTO JOSE LONGO
Colaborador(es): MARCUS VINICIUS S P DE ARAGAO - Orientador
EDUARDO UCHOA BARBOZA - Coorientador
Número do Conteúdo: 6029
Catalogação: 09/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6029@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6029@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6029
Resumo:
A natureza intrinsicamente combinatorial de muitos
problemas advindos da área de logística de transportes, em
especial aqueles que dizem respeito ao uso racional de
frotas de veículos, sugere que boa parte dos mesmos pode
ser formulada e resolvida como um problema de programação
linear inteira. Contudo, a maioria dos algoritmos até o
momento disponíveis não consegue encontrar, em tempos
computacionais aceitáveis, a solução ótima para instâncias
de porte razoável. O objeto de estudo desta tese é a
exploração de técnicas mais recentes da área de programação
linear inteira e suas aplicações a problemas de roteamento
de veículos. A primeira parte da tese descreve, além das
técnicas básicas de decomposição de problemas de
programação linear e linear inteira e de geração de
colunas, uma proposta de reformulação de problemas de
programação linear inteira alternativa àquela que gera o
tradicional problema mestre de Dantzig-Wolfe, geralmente
utilizados em abordagens por geração de colunas. A
resolução de problemas de programação linear inteira neste
contexto é tratada em seguida, com a descrição do algoritmo
branch-and-bound e das variações branch-and-cut,
branch-and-price e branch-and-cut-and-price. Na segunda
parte da tese,
inicialmente, é apresentada a técnica denominada de Geração
Projetada
de Colunas e sua aplicação ao problema de Roteamento de
Veículos com
Restrição de Capacidade. Em seguida é abordada a resolução
do problema
de Roteamento de Veículos sobre Arcos, através de sua
transformação ao
primeiro problema citado e uso de um algoritmo branch-and-
cut-and-price.
Finalmente, é proposto um novo problema na área de
redistribuição de
veículos de aluguel, para o qual é proposta uma formulação
segundo uma
abordagem por geração de colunas. São apresentados, ainda,
procedimentos
para a geração de colunas e resultados computacionais
obtidos com um
algoritmo branch-and-price para essa formulação.