$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: OCEANUI: INTERFACE PARA GERAÇÃO DE EXPLICAÇÕES CONTRAFACTUAIS
Autor: MOISES HENRIQUE PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - ORIENTADOR
THIBAUT VICTOR GASTON VIDAL - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 60289
Catalogação:  22/08/2022 Liberação: 22/08/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60289@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60289@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60289

Resumo:
Atualmente algoritmos de aprendizado de máquina (ML) estão incrivelmente presentes no nosso cotidiano, desde sistemas de recomendação de filmes e músicas até áreas de alto risco como saúde, justiça criminal, finanças e assim por diante, auxiliando na tomada de decisões. Mas a complexidade de criação desses algoritmos de ML também está aumentando, enquanto sua interpretabilidade está diminuindo. Muitos algoritmos e suas decisões não podem ser facilmente explicados por desenvolvedores ou usuários, e os algoritmos também não são autoexplicáveis. Com isso, erros e vieses podem acabar ficando ocultos, o que pode impactar profundamente a vida das pessoas. Devido a isso, iniciativas relacionadas a transparência, explicabilidade e interpretabilidade estão se tornando cada vez mais relevantes, como podemos ver no novo regulamento sobre proteção e tratamento de dados pessoais (GDPR, do inglês General Data Protection Regulation), aprovado em 2016 para a União Europeia, e também na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) aprovada em 2020 no Brasil. Além de leis e regulamentações tratando sobre o tema, diversos autores consideram necessário o uso de algoritmos inerentemente interpretáveis; outros mostram alternativas para se explicar algoritmos caixa-preta usando explicações locais, tomando a vizinhança de um determinado ponto e então analisando a fronteira de decisão dessa região; enquanto ainda outros estudam o uso de explicações contrafactuais. Seguindo essa linha dos contrafactuais, nos propomos a desenvolver uma interface com usuário para o sistema Optimal Counterfactual Explanations in Tree Ensembles (OCEAN), denominada OceanUI, através do qual o usuário gera explicações contrafactuais plausíveis usando Programação Inteira Mista e Isolation Forest. O propósito desta interface é facilitar a geração de contrafactuais e permitir ao usuário obter um contrafactual personalizado e mais aplicável individualmente, por meio da utilização de restrições e gráficos interativos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui