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Coleção Digital
Título: PERCEPÇÃO DE MÃES SOBRE FILHOS DIAGNOSTICADOS COM TDAH: UMA VISÃO PSICANALÍTICA Autor: MICHELLE CHRISTOF GORIN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TEREZINHA FERES CARNEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60233
Catalogação: 18/08/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60233@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60233@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60233
Resumo:
Título: PERCEPÇÃO DE MÃES SOBRE FILHOS DIAGNOSTICADOS COM TDAH: UMA VISÃO PSICANALÍTICA Autor: MICHELLE CHRISTOF GORIN
Nº do Conteudo: 60233
Catalogação: 18/08/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60233@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60233@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60233
Resumo:
Esta tese investiga as vivências de mães com filhos diagnosticados com
TDAH a partir do referencial psicanalítico. Foi realizada uma pesquisa qualitativa,
por meio de entrevistas, com dez mulheres com filhos entre 7 e 12 anos de idade.
Os resultados foram analisados de acordo com o método da análise de conteúdo.
Das análises realizadas, emergiram cinco categorias: percepção das mães sobre a
primeira infância dos filhos; percepção de mães sobre os sintomas e o diagnóstico
de TDAH dos filhos; reconhecimento de sintomatologia semelhante entre o filho e
membros da família; percepção das mães sobre a participação do pai no cuidado
do filho; e, por fim, percepção das mães sobre as repercussões da pandemia de
Covid-19 em seus filhos. Os resultados e suas análises são apresentados em quatro
artigos. No primeiro investiga-se a percepção de mães acerca da primeira infância
dos filhos diagnosticados com TDAH. Os dados indicam que é possível estabelecer
uma relação entre dificuldades vividas na primeira infância e os sintomas de TDAH.
No segundo artigo, investiga-se a percepção de mães sobre os sintomas e o
diagnóstico dos filhos. Constata-se que a identificação das dificuldades nos filhos
gera angústias nas mães, representando uma ferida narcísica e desencadeando
sentimentos de culpa, os quais provocam uma tendência maior a se recorrer a
explicações biológicas, apesar da presença de uma perspectiva menos reducionista.
No terceiro artigo, investigam-se as relações entre TDAH, transmissão psíquica
geracional e paternidade a partir da percepção das mães. É verificada uma relação
entre TDAH, transmissão psíquica e paternidade, uma vez que em sua maioria os
sintomas dos filhos são também identificados em figuras masculinas da família. No
quarto artigo, investiga-se a percepção das mães a respeito das repercussões da
pandemia de Covid-19 nos filhos diagnosticados com TDAH. Verifica-se um efeito
negativo desse período nos filhos e é apontada uma relação entre a impossibilidade
de as mães responderem de forma criativa durante esse período de crise e a
manutenção da capacidade de pensar. Essas dificuldades parecem estar atreladas a
questões internas e precoces das mães, que, por sua vez, podem estar relacionadas
a questões dos filhos e seus sintomas. De maneira geral, as experiências das mães
nos permitiram estabelecer relações entre diversos aspectos envolvidos no tema
estudado, como primeira infância, questões familiares, escolares, sociais, entre
outras, e os sintomas de TDAH. Concluiu-se que a partir de uma visão psicanalítica
é possível investigar de forma mais ampla as repercussões de diversas dificuldades
ambientais e vivenciais que influenciam no desenvolvimento infantil e podem se
expressar através dos sintomas em questão.
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