$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: PRESCRIÇÃO E PADRÕES DE USO DE ANTIBIÓTICOS POR PACIENTES INFECTADOS E NÃO INFECTADOS COM COVID-19
Autor: BIANCA BRANDAO DE PAULA ANTUNES
Instituição:  -
Colaborador(es):  SILVIO HAMACHER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60223
Catalogação:  17/08/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  APRESENTAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60223@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60223@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.SeminarPPGEP.60223

Resumo:
Introdução: O foco na redução da disseminação do vírus SARS-CoV-2 pode levar à interrupção dos programas de stewardship de antimicrobianos, causando uso desnecessário de antibióticos. No Brasil, o cenário é ainda mais preocupante, pois as infecções adquiridas na UTI são mais comuns do que nos Estados Unidos e em países europeus. Métodos: Comparamos as características clínicas e o uso de antibióticos entre pacientes infectados e não infectados com COVID-19. Também usamos Mineração de Processos para analisar a frequência e a ordem do uso de antibióticos pelos pacientes com COVID-19. Resultados: Comparamos 3.240 pacientes com COVID-19 e 80.724 pacientes sem COVID-19 durante sua permanência em 73 UTIs brasileiras de janeiro de 2018 a setembro de 2020. Os pacientes com COVID-19 eram mais jovens (idade mediana de 61 em comparação a 66) e principalmente do sexo masculino (60 por cento contra 47 por cento). O uso de suporte respiratório avançado, vasopressores e terapia renal substitutiva foi consideravelmente maior entre os pacientes com COVID-19. Eles também tiveram tempo de internação duas vezes maior e mortalidade cerca de três vezes maior na UTI e no hospital. A proporção de pacientes que usaram antibióticos foi de 70% no grupo COVID-19 e 42 por cento no outro grupo. O mês da pandemia com maior uso de antibióticos, ajustado pelo número de pacientes, foi maio de 2020, terceiro mês após o primeiro caso no Brasil. Observamos alta variabilidade nos tratamentos prescritos para pacientes com COVID-19. A maioria deles começou com penicilinas com inibidores de ß-lactamase (30 por cento, 663), cefalosporinas de terceira geração (22 por cento, 499) ou macrolídeos em combinação com as penicilinas (19 por cento, 421). A duração dos tratamentos com antibióticos foi, em média, 9,5 dias (mediana: 6, IQR: 3-12). Conclusão: A prescrição de antibióticos aumentou nas UTIs brasileiras durante a pandemia de COVID-19, principalmente durante o segundo e terceiro mes. Penicilinas com inibidores de B-lactamase e cefalosporinas de terceira geração foram os antibióticos mais frequentemente prescritos para pacientes infectados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui