$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DOMÉSTICOS NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO LIÇÕES DE UMA ANÁLISE CRUZADA DE CASOS ENTRE BRASIL E A ALEMANHA
Autor: BRUNO DUARTE AZEVEDO
Instituição:  -
Colaborador(es):  LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - ORIENTADOR
RODRIGO GOYANNES GUSMAO CAIADO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 60181
Catalogação:  16/08/2022 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  APRESENTAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60181@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60181@2

Resumo:
Países em todo o mundo se esforçam para melhorar suas práticas de gestão de resíduos sólidos urbanos domésticos (GRSUD). Embora nações desenvolvidas como a Alemanha tenham alcançado bons resultados com diferentes iniciativas de GRSUD, os países em desenvolvimento ainda lutam para ser eficazes com suas políticas de gerenciamento de resíduos (GR). Com interesse em aprender com a experiência alemã, este documento fornece uma análise cruzada entre uma cidade alemã e uma brasileira que pode ser de relevância prática para melhorar o GRSUD em países em desenvolvimento. O documento utiliza o diagrama de fluxo de processo (DFP) e os indicadores de referência de resíduos para a gestão sustentável integrada de resíduos (GIRS). Ambos os métodos confirmaram a cidade alemã como um referencial e atestaram a ineficiência do GRSUD brasileiro. A pontuação máxima total percentual da diferença de quantificação da matriz foi significativa, 98 por cento contra 50 por cento. As conclusões destacam soluções viáveis baseadas nos três pilares do sistema WM sólido alemão: leis claras, público regular campanhas, e metodologia de taxas. A formalização e o aperfeiçoamento do GRSUD brasileiro exigem uma melhor governança para obter investimentos adicionais. Aqui, a aplicação da metodologia do Ponto Verde, patrocinada pela indústria e consumidores na Alemanha, permitiria um aumento de até 318 por cento dos valores recebidos por uma típica cooperativa brasileira. Este investimento adicional pode possibilitar uma solução sustentável onde a população poderia optar por trabalhar com a reciclagem, seja como empregado formal ou como empresário formal, lançando mais luz sobre o pilar social do triple bottom line. Além disso, ele pode permitir melhorias nas tecnologias e em campanhas públicas regulares para aumentar a educação em assuntos sustentáveis importantes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui