$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: MODELAGEM DA DINÂMICA DE OPERAÇÕES HUMANITÁRIAS E DE DESASTRES
Autor: LUIZA RIBEIRO ALVES CUNHA
Instituição:  -
Colaborador(es):  ADRIANA LEIRAS - ORIENTADOR
PAULO GONCALVES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 60163
Catalogação:  15/08/2022 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  APRESENTAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60163@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60163@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.SeminarPPGEP.60163

Resumo:
Operações humanitárias (Humanitarian Operations - HO) englobam as atividades de apoio a um desastre. Uma vez que desastres são eventos complexos, graves e dinâmicos, com recursos humanos e materiais limitados e alto nível de incerteza de informação, a capacidade de gerir operações (Operation Management - OM) se faz necessária. A pesquisa acadêmica no campo de HO e gestão de operações de desastres (Disaster Operation Management - DOM) atraiu atenção de acadêmicos e profissionais ao abranger o estudo de diversas ferramentas analíticas visando a melhora da resposta aos beneficiários. Diferentes estudos sugerem que a inserção de práticas e teorias tradicionais de cadeias de suprimentos comerciais - incluindo simulação, otimização, probabilidade e estatística - no contexto de desastres beneficiaria a cadeia de suprimentos humanitária. Uma das técnicas mais comumente reconhecidas em OM e DOM é a simulação. Particularmente, Dinâmica de Sistemas (System Dynamics – SD) é a técnica de simulação mais popular no contexto de gestão de desastres. SD é utilizado no estudo de problemas complexos com a ajuda de simulações computacionais, qualitativa e quantitativamente, resolvendo problemas de sistemas complexos, não lineares multivariados e de alta ordem. O método fornece um conjunto de ferramentas, como mapeamento causal e modelagem de simulação, e permite avaliar os resultados de curto e longo prazo de decisões. Nesse contexto, a presente tese visa propor modelos de SD em HO e DOM. Para isso a tese conta com uma revisão sistemática da literatura (RSL) a fim de identificar o estado da arte e os GAPs da literatura relacionados ao tema. Em seguida, dois estudos de caso são desenvolvidos, demonstrando a aplicação de SD em dois contextos humanitários distintos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui