$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ESTIMADOR INTELIGENTE DE BIOMASSA EM PASTOS USANDO ÍNDICES DE VEGETAÇÃO A PARTIR DE IMAGENS CAPTURADAS POR VANTS
Autor: LUCIANA DOS SANTOS NETTO DOS REYS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EDUARDO COSTA DA SILVA - ORIENTADOR
ANTONIO CANDEA LEITE - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 60132
Catalogação:  11/08/2022 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60132@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60132@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60132

Resumo:
O gerenciamento correto das pastagens em regiões agropecuárias tem papel fundamental na própria produção, na prevenção ao desperdício da biomassa vegetal e a liberação de gases de efeito estufa (GEE). Além disso, é necessário evitar o movimento inapropriado do rebanho entre pastos, pois este é um processo demorado e pode ser estressante para o animal. O sucesso desta gestão requer uma avaliação eficiente dos recursos da plantação. Os estudos desenvolvidos com esta finalidade tem relação direta com a estimativa da quantidade de biomassa em uma região específica da pastagem, pois, na prática, ela não é realizada de forma precisa, devido à dificuldade de medição em toda a área delimitada. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia de estimativa de biomassa de baixo custo, baseada em modelos de regressão que correlacionem os atributos de entrada mais relevantes para a aplicação com o real peso da plantação, medido em g/m2 . Para os atributos, foi medida a altura da grama forrageira e calculados os índices de vegetação baseados em RGB a partir de imagens de veículos aéreos não tripulados (VANTs). Como metodologia, utilizou-se regressões lineares, não lineares, redes neurais artificiais baseados em perceptrons de múltiplas camadas e a combinação de todos os modelos gerados (stacking ensemble). Foram alcançados resultados satisfatórios utilizando modelos de redes neurais com ainda duas camadas e com a metodologia de empilhamento de modelos, alcançando um RMSE de 31.76 g/m2 , MAPE de 13.35 por cento e R 2 de 0.9. Portanto, a metodologia proposta pode se tornar uma solução promissora e acessível para a estimativa de biomassa vegetal para uma gestão eficiente e sustentável do rebanho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui