$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE TECNOLOGIA ROBOTIC PROCESS AUTOMATION PARA PROCESSOS DE COMPRAS DE UMA OPERADORA OFFSHORE DE PETRÓLEO, GÁS E ENERGIA EÓLICA
Autor: KLOE CARDOSO SIQUEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RODRIGO GOYANNES GUSMAO CAIADO - ORIENTADOR
JOSE EUGENIO LEAL - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 60084
Catalogação:  08/08/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60084@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60084@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60084

Resumo:
Atualmente, na era da quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0 (I4.0), a tecnologia Robotic Process Automation (RPA) tem sido considerada uma importante ferramenta de transformação digital em operações e cadeias de suprimentos, em função da sua abordagem leve para automatizar e otimizar tarefas repetitivas, agilizar e aprimorar os processos internos, e controlar processos de negócio de ponta a ponta, o que permite a redução de custo e do risco operacional. Impulsionado pelo COVID-19, o mercado de tecnologias RPA continua sendo um dos segmentos que mais cresce no mercado de software corporativo. Entretanto, na literatura acadêmica ainda há poucos trabalhos referentes ao tema RPA com a abordagem voltada para a cadeia de suprimentos, ainda que seja cada vez mais utilizado na área de compras com foco na automatização dos processos. Além disso, apesar de existirem modelos de aceitação de tecnologia (e.g., TAM e TAM2), que possuem critérios relevantes para apurar a inovação, ainda existem poucos estudos que combinem esses critérios com métodos de apoio multicritério a decisão para propor uma metodologia mais robusta para seleção de tecnologias na era I4.0. E, pela análise da literatura ainda não há pesquisas relacionando critérios para adoção de tecnologias RPA e abordagem multicritério em grupo pelas lentes da teoria da difusão da inovação. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é propor uma metodologia para avaliação de plataformas de RPA no contexto da I4.0 e pelas lentes da teoria da difusão da inovação. Esta metodologia é testada a partir da seleção de uma plataforma de RPA para aplicação no processo de compras de uma empresa operadora offshore de petróleo, gás e energia eólica. A metodologia da pesquisa envolve métodos mistos, com abordagem multicritério em grupo, a qual combinou dois métodos: Fuzzy Delphi e AHP-express, e a coleta de dados através de questionários estruturados elaborados a partir dos relatórios das empresas de consultoria Gartner (2021) e Forrester (2021) referentes as plataformas de RPA presentes no mercado. Os resultados da pesquisa indicaram que a plataforma de RPA Workfusion foi a melhor plataforma a ser aplicada na área de compras da empresa, o que pode estar relacionado a sua boa performance nos critérios: processamento de dados estruturados, automação assistida e aplicativos de RPA desenvolvidos para usuários de front-end. Por outro lado, a plataforma de RPA Blue Prism foi a pior avaliada, possuindo baixa pontuação nos critérios: disponível na cloud, dashboards integrados e automação autônoma. Assim, do ponto de vista prático, o trabalho contribui com uma nova metodologia seleção de plataformas de RPA para o setor de compras, a qual possui relevância para literatura acadêmica e traz a sua contribuição para indústria que em futuros estudos, deve ser aplicada a mais empresas da indústria de petróleo, gás e energia eólica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui