$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: MIMESIS AND MODERN PAINTING: MANET AND THE QUESTION OF IMAGES
Autor: MATHEUS FILIPE ALVES M DRUMOND
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 60045
Catalogação:  04/08/2022 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60045

Resumo:
If image, due to its amphibology, can be taken as a proposition given to contemplation as much as an operation of consciousness, the realm of painting seems to be a privileged locus to observe the intensification of its challenges to thought, as well as an apotheotic arena of its neutralization. This paper endeavors to unravel some aspects of image s surrounding issues, aiming, however, to clarify the possibility of a reflection on mimesis in modern painting. The work of painter Édouard Manet (1832-1883) is thus analyzed as a counter-example of the reiteration of an imitative urge in the visual arts – without neglecting to emphasize the deep connections established between the work and the world. Our speculation will focus on the formulation of images locus in Western thought, in order to clarify whether some initial propositions do not yet present themselves as obstacles in contemporary reflection. As it is not commonplace, the theoretical enterprise on mimesis, along with the emphasis on images as a unique mode of relationship, allows us to reflect on the poietic emphasis in Manet s painting, distancing it from the shadow of being a mere scandalous and repetitive chronicle. This investigation, therefore, intends to offer an objection to the imitative mechanism of some established discourses on visual arts.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui