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Coleção Digital
Título: MÍMESIS E PINTURA MODERNA: MANET E O PROBLEMA DAS IMAGENS Autor: MATHEUS FILIPE ALVES M DRUMOND
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60045
Catalogação: 04/08/2022 Liberação: 04/08/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60045
Resumo:
Título: MÍMESIS E PINTURA MODERNA: MANET E O PROBLEMA DAS IMAGENS Autor: MATHEUS FILIPE ALVES M DRUMOND
Nº do Conteudo: 60045
Catalogação: 04/08/2022 Liberação: 04/08/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60045@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60045
Resumo:
Se imagem, por sua anfibologia, pode ser tomada como uma proposição dada à
contemplação tanto quanto uma operação da consciência, a pintura parece ser um
locus privilegiado para observar a intensificação de seus desafios ao pensamento,
assim como arena apoteótica de sua neutralização. Este trabalho se empenha em
deslindar alguns aspectos do problema das imagens, visando contudo, aclarar a
possibilidade de uma reflexão sobre a mímesis na pintura moderna. O trabalho do
pintor Édouard Manet (1832-1883) é assim analisado como contra-exemplo da
reiteração de uma premência imitativa nas artes visuais – sem que com isso deixe
de se enfatizar as profundas conexões estabelecidas entre obra e mundo. Nossa
especulação incidirá sobre a formulação do lugar das imagens no pensamento
ocidental, a fim de aclarar se algumas proposições iniciais não se apresentam
ainda como entraves na reflexão contemporânea. Por não ser de todo corriqueiro,
o empreendimento teórico sobre a mímesis, juntado aí a ênfase das imagens como
um modo de relação sui generis, permite refletir sobre a ênfase poiética na pintura
de Manet, distanciando-a da sombra de ser ela uma mera crônica reiterativa. Esta
investigação, portanto, pretende oferecer uma objeção ao mecanicismo imitativo
de alguns dos discursos sobre artes visuais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |