$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A INFLUÊNCIA DOS FATORES LOGÍSTICOS NO PREÇO DA GASOLINA C E DO DIESEL NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO
Autor: ISADORA MONTEIRO BURGOS SAAR
LUCAS CUNHA ALVARENGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59989
Catalogação:  28/07/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59989@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59989

Resumo:
O Brasil é um país relevante no cenário de produção de petróleo e derivados e possui vasta extensão territorial, com a maior parte das refinarias localizada proximamente ao litoral. Diante disso, os derivados produzidos, em especial, para este trabalho, gasolina e diesel, requerem plano logístico estruturado. Entre os modais de transporte utilizados para isso, o rodoviário, que possui maior custo unitário, é a matriz mais empregada, o que impacta os custos logísticos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar como os fatores de custos logísticos impactam o preço final da gasolina e do diesel. Para isso, Rio de Janeiro e São Paulo foram estados selecionados, pois são estados vizinhos e é sabido que possuem preços diferentes para os combustíveis em foco. Este trabalho utiliza a metodologia de estudo de caso exploratório para entender os elementos que compõem o tema. Assim, as principais causas logísticas encontradas são que São Paulo possui vantagem em relação ao Rio de Janeiro na produção de etanol anidro para a gasolina, enquanto o biodiesel, utilizado no diesel, é, em maior parte, produzido na Região Sul do Brasil. Este estudo é uma base para trabalhos futuros que foquem na precificação de combustíveis líquidos avaliando os custos logísticos envolvidos, e que possam se expandir regional ou nacionalmente no Brasil.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui