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Coleção Digital
Título: A INFLUÊNCIA DOS FATORES LOGÍSTICOS NO PREÇO DA GASOLINA C E DO DIESEL NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO Autor: ISADORA MONTEIRO BURGOS SAAR
LUCAS CUNHA ALVARENGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59989
Catalogação: 28/07/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59989&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59989
Resumo:
Título: A INFLUÊNCIA DOS FATORES LOGÍSTICOS NO PREÇO DA GASOLINA C E DO DIESEL NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO Autor: ISADORA MONTEIRO BURGOS SAAR
Nº do Conteudo: 59989
Catalogação: 28/07/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59989&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59989
Resumo:
O Brasil é um país relevante no cenário de produção de petróleo e derivados e possui
vasta extensão territorial, com a maior parte das refinarias localizada proximamente ao litoral.
Diante disso, os derivados produzidos, em especial, para este trabalho, gasolina e diesel,
requerem plano logístico estruturado. Entre os modais de transporte utilizados para isso, o
rodoviário, que possui maior custo unitário, é a matriz mais empregada, o que impacta os
custos logísticos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar como os fatores de custos
logísticos impactam o preço final da gasolina e do diesel. Para isso, Rio de Janeiro e São
Paulo foram estados selecionados, pois são estados vizinhos e é sabido que possuem preços
diferentes para os combustíveis em foco. Este trabalho utiliza a metodologia de estudo de caso
exploratório para entender os elementos que compõem o tema. Assim, as principais causas
logísticas encontradas são que São Paulo possui vantagem em relação ao Rio de Janeiro na
produção de etanol anidro para a gasolina, enquanto o biodiesel, utilizado no diesel, é, em
maior parte, produzido na Região Sul do Brasil. Este estudo é uma base para trabalhos futuros
que foquem na precificação de combustíveis líquidos avaliando os custos logísticos envolvidos, e que possam se expandir regional ou nacionalmente no Brasil.
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