$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: IDENTIFICAÇÃO NÃO-LINEAR APLICADA A UM SISTEMA DE POSICIONAMENTO SUJEITO A ATRITO
Autor: ANTONIO WEILLER CORREA DO LAGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HELON VICENTE HULTMANN AYALA - ORIENTADOR
LUCAS CASTRO SOUSA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 59934
Catalogação:  12/07/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59934@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59934@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59934

Resumo:
A modelagem de sistemas servomecânicos é um dos principais desafios na areá de robôs manipuladores, devido a complexidade e não linearidade dos fenômenos envolvidos tornando sua modelagem de difícil concepção. Neste trabalho apresentamos uma bancada experimental original composta de um atuador linear e de um elo unidos por uma junta. Nesse contexto, por meio de medições experimentais, apresentamos duas abordagens de identificação para modelar o servossistema. A primeira abordagem, chamada de identificação de tipo caixa-cinza, busca otimizar os parâmetros do modelo dinâmico, focando principalmente na identificação dos parâmetros de diferentes modelos de atrito. No estudo utilizamos os modelos de Coulomb, Dahl e LuGre. O segundo método, de tipo caixa-preta, utiliza redes neurais artificiais (RNA) para estimar a posição e a velocidade angular futuras da bancada de testes. Os resultados indicam que os modelos de fricção que consideram o maior número de fenômenos tem as melhores performances e que as RNAs tem resultados melhores que o modelo caixa-cinza. Em particular, os modelos caixa-preta apresentaram uma melhora de 67% em termos de erro médio absoluto. Os resultados mostrados são importantes pois equivalentes digitais de sistemas mais acurados viabilizam simulações mais fidedignas em ambiente virtual.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui