$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MODIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE CRITÉRIOS DE FADIGA MULTIAXIAL PARA PREVISÃO DE VIDA FINITA
Autor: GABRIEL ARAUJO CARVALHO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS VENICIUS SOARES PEREIRA - ORIENTADOR
TIAGO LIMA D ALBUQUERQUE E CASTRO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 59920
Catalogação:  11/07/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59920@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59920@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59920

Resumo:
Em projetos de engenharia, é muito comum que componentes mecânicos sejam submetidos a carregamentos que impõem, ao mesmo tempo, um estado de tensão não-trivial e variante no tempo. Para garantir a robustez de projeto, faz-se necessário a aplicação de teoria mais robusta, adequada para a avaliação do comportamento em fadiga para solicitações que não sejam uniaxiais. O presente estudo busca avaliar a capacidade de um critério de fadiga multiaxial desenvolvido por Castro, Pereira e Darwish (Método da Elipse), onde a vida em fadiga de componentes submetidos a condições de carregamento síncronas e senoidais são aplicadas a corpos de prova (CPs) feitos a partir do aço DIN 42CrMo4. A avaliação é feita por meio de comparação com critérios de fadiga multiaxial já existentes na literatura, a saber: Findley (F), Matake (M), McDiarmid (McD), Susmel & Lazzarin (S&L), Carpinteri & Spagnoli (C&S) e Papadopoulos (P). À exceção de C&S, previamente adaptado pelos próprios autores para que pudesse prever o número de ciclos para falha, o presente estudo realizou as modificações necessárias para que todos os critérios em questão possam prever a vida em fadiga. As previsões de todos os critérios, incluindo as previsões obtidas pelo método da elipse (E), foram comparadas com observações experimentais feitas para ensaios multiaxiais em CPs do aço em questão. A comparação revelou que o critério mais preciso é o de C&S, enquanto o segundo mais preciso é o da E. No entanto, convém mencionar que o critério de C&S apresenta uma tendência levemente não conservadora, uma vez que em alguns casos previu vidas superiores ao que foi observado experimentalmente. Adicionalmente, o critério de C&S apresenta um equacionamento mais trabalhoso, e a aplicação do critério depende de mais etapas. Nesse sentido, o critério da elipse se torna atrativo, uma vez que foi o segundo mais preciso, com tendência levemente conservadora e, de todos, é o critério de mais fácil aplicação, podendo prever a vida através de uma simples varredura numérica. Convém mencionar que o critério apresentou razoável concordância com os resultados experimentais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui