$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: TERRA BATIDA: SOBRE AS DUAS CASAS DO BUTANTÃ E COMO HABITAR CAMINHOS
Autor: ELEONORA ARONIS RAINHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA LUIZA DE SOUZA NOBRE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59888
Catalogação:  07/07/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59888@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59888@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59888

Resumo:
A partir da leitura de duas casas vizinhas no Butantã, na cidade de São Paulo, como um conjunto – uma casa bandeirante restaurada em 1954 pelo Sphan (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e transformada em museu como parte das comemorações do IV centenário da cidade, e a casa que o arquiteto Paulo Mendes da Rocha construiu para si entre 1964 e 1967 – busca-se entender, através da dimensão material, construtiva e tátil da arquitetura, questões de escala continental que transpassam de um tempo ao outro; não por acaso dois momentos fundamentais para o estabelecimento das fronteiras nacionais, a partir do litoral atlântico para dentro do continente americano. Olhando simultaneamente para essas duas casas icônicas da história da arquitetura paulistana, construídas lado a lado e em uma mesma cota, é possível estabelecer associações entre as ideias de habitar que elas representam, e, na arquitetura, manifestações da construção de um território– visível não só nas duas casas, como também no plano comum que as atravessa. Uma terra batida que guarda expressões dos caminhos, dos meandros, da topografia transformada e recriada pela ação humana; t(T)erra que foi sendo minerada, escavada e revirada para caber em algum lugar no intervalo entre esses dois gestos; entre as duas casas, o Butantã.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui