$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: SLAM VISUAL MÉTRICO-SEMÂNTICO EM TEMPO REAL PARA AMBIENTES EM MUDANÇA E DINÂMICOS
Autor: JOAO CARLOS VIRGOLINO SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCO ANTONIO MEGGIOLARO - Orientador
MARCELO GATTASS - Co-Orientador

Nº do Conteudo: 59878
Catalogação:  05/07/2022 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59878@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59878@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59878

Resumo:
Robôs móveis são cada dia mais importantes na sociedade moderna, realizando tarefas consideradas tediosas ou muito repetitivas para humanos, como limpeza ou patrulhamento. A maioria dessas tarefas requer um certo nível de autonomia do robô. Para que o robô seja considerado autônomo, ele precisa de um mapa do ambiente, e de sua posição e orientação nesse mapa. O problema de localização e mapeamento simultâneos (SLAM) é a tarefa de estimar tanto o mapa quanto a posição e orientação simultaneamente, usando somente informações dos sensores, sem ajuda externa. O problema de SLAM visual consiste na tarefa de realizar SLAM usando somente câmeras para o sensoriamento. A maior vantagem de usar câmeras é a possibilidade de resolver problemas de visão computacional que provêm informações de alto nível sobre a cena, como detecção de objetos. Porém a maioria dos sistemas de SLAM visual assume um ambiente estático, o que impõe limitações para a sua aplicabilidade em cenários reais. Esta tese apresenta soluções para o problema de SLAM visual em ambientes dinâmicos e em mudança. Especificamente, a tese propõe um método para ambientes com multidões, junto com um detector de pessoas customizado baseado em aprendizado profundo. Além disso, também é proposto um método de SLAM visual para ambientes altamente dinâmicos contendo objetos em movimento, combinando um rastreador de objetos robusto com um algoritmo de filtragem de pontos. Além disso, esta tese propõe um método de SLAM visual para ambientes em mudança, isto é, em cenas onde os objetos podem mudar de lugar após o robô já os ter mapeado. Todos os métodos propostos são testados com dados públicos e experimentos, e comparados com diversos métodos da literatura, alcançando um bom desempenho em tempo real.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui