$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM NO DIAGNÓSTICO DE CASOS DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE: PROPOSTA DE UM INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO DE HABILIDADES SINTÁTICAS NO ENVELHECIMENTO
Autor: LARISSA RANGEL FERRARI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
HELENICE CHARCHAT FICHMAN - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 59709
Catalogação:  23/06/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59709@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59709@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59709

Resumo:
Esse trabalho se voltou para o desenvolvimento de um teste de avaliação do processamento sintático na compreensão da linguagem no envelhecimento. Esse teste tem como objetivo oferecer um auxílio no diagnóstico de Comprometimento Cognitivo Leve (CCL). Este é um quadro que pode evoluir para a Doença de Alzheimer (DA). Por isso, o diagnóstico o mais cedo possível de um comprometimento cognitivo no envelhecimento pode oferecer um melhor prognóstico para o paciente, a partir de acompanhamento médico e reabilitação neuropsicológica. Sabe-se que a idade avançada é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da DA. Esta pesquisa se justifica na medida em que a população mundial vem envelhecendo em ritmo acelerado e também pela enorme carência de um instrumento de avaliação voltado para o processamento sintático no envelhecimento e, principalmente, pela carência de um instrumento em português brasileiro. Uma revisão sistemática feita nas plataformas PubMed, LILACS e SciELO revelou que por volta dos últimos 5 anos pouquíssimos estudos avaliaram o processamento sintático de pacientes com CCL. E o número de estudos que consideraram o processamento sintático de sentenças com estrutura mais complexa é mais reduzido ainda. Apresentamos, portanto, neste trabalho, um protótipo de um teste de compreensão de sentenças que variam em nível de complexidade sintática, construído com base em pesquisas na área de Psicolinguística e de Neuropsicologia Clínica. Trata-se de um teste de identificação de figura a partir de uma tarefa de verificação de correspondência entre sentença e imagem. Esse teste explora a compreensão de sentenças com oração relativa de sujeito e de objeto; interrogativas de sujeito e de objeto; clivadas de sujeito e de objeto; passivas reversíveis (implausíveis e neutras) e irreversíveis; estruturas com verbo de perspectiva; e ativas simples reversíveis e irreversíveis. Como a literatura reporta, até mesmo no envelhecimento saudável, espera-se um declínio no processamento dessas estruturas sintáticas mais complexas, que acarretam maior demanda cognitiva. Em um quadro de envelhecimento não saudável, esse declínio estaria mais acentuado e evidente. Por isso, esse teste pode ser uma medida promissora na detecção de um CCL que afete o domínio da linguagem. Foi realizado um estudo piloto com um grupo de 43 adultos mais jovens e um grupo de 10 idosos sem comprometimento cognitivo, para avaliar a funcionalidade do teste desenvolvido. Os dois grupos realizaram a tarefa de identificação de imagens sem dificuldades, com média de tempo similar e baixo percentual de erros, tendo estes ocorrido com as estruturas mais complexas do conjunto de sentenças examinadas. Os resultados do piloto sugerem, portanto, que o teste pode ser um instrumento sensível na avaliação do processamento sintático na compreensão de sentenças por parte de adultos e idosos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui