$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ANÁLISE DA SAÚDE DE ESTRUTURAS DE CONCRETO COM O GPR
Autor: PAOLA MACHADO BARRETO MANHAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE TAVARES ARARUNA JUNIOR - ORIENTADOR
NEIL LENNART ANDERSON - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 59621
Catalogação:  20/06/2022 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59621@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59621@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59621

Resumo:
Essa tese apresenta as questões experimentais relativas à avaliação da saúde de estruturas de concreto com o objetivo de propor uma alternativa à avaliação subjetiva tradicional de estruturas civis, complementando-a com uma avaliação mais objetiva utilizando o GPR. A ênfase foi na validação de um procedimento sólido de avaliação da saúde de edifícios, de estações de tratamento de águas residuais e de túneis. O GPR foi escolhido por ser considerado um dos métodos de ensaios não destrutivos mais adotados para investigação de estruturas de concreto devido à sua relativa insensibilidade às condições ambientais, ter alta resolução, eficácia e disponibilidade de resultados preliminares em tempo real. A pesquisa desenvolvida nessa tese teve ênfase na verificação de as-built da construção, detecção de danos, locação e quantificação de armadura que são de grande interesse no contexto do controle estrutural. Os resultados apresentados nessa tese demonstram que o Ground Penetrating Radar (GPR) pode ser uma ferramenta muito útil para produzir projetos de detalhamento estrutural já que ele pode estimar espessura de recobrimento de concreto e profundidade e locação do reforço. Os resultados também mostram que a deterioração do concreto, bem como a corrosão das barras podem ser verificados após a análise de atributos fornecidos pela verificação feita com o GPR. Danos são detectados por meio da redução da profundidade do refletor, aumentando a amplitude das ondas eletromagnéticas e aumentando a atenuação expressa pelo gráfico de dB decay. Além disso, também verificou-se que a condição da barra de aço pode ser avaliada através de fatias em diferentes tempos/profundidade, obtidas na prospecção tridimensional. Adicionalmente, o programa experimentado também avaliou a viabilidade de empregar o GPR na avaliação da distribuição de fibras de aço em revestimento de túnel de concreto projetado, considerando-se o GPR como uma ferramenta útil para monitoramento e mapeamento in situ durante a o método de construção NATM de túneis. Os resultados dos ensaios realizados em prismas de concreto auto adensável reforçado com fibra de aço demonstraram que a distribuição das fibras não é uniforme. O processamento digital de imagem mostrou que as fibras não são distribuídas uniformemente e há variação do número de fibras em diferentes seções do prisma. A análise estatística realizada nos resultados também identificou que a distância entre as fibras também varia. Quando compara-se os resultados obtidos com o GPR e os resultados obtidos das análises digitais de imagens percebe-se uma boa relação entre ambos. Também foi observado que a amplitude do sinal do GPR não apenas fornece informações sobre a distribuição das fibras, mas também sobre regiões com ausência delas. Com base nos resultados do programa experimental, acredita-se que o GPR possa fornecer um feedback imediato das informações e pode ser usado como uma ferramenta de ajuste dinâmico no projeto NATM.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui