INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: SUAVIZAÇÃO DO PREÇO DAS COMMODITIES E ESTABILIZAÇÃO MACROECONÔMICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCIANO VEREDA OLIVEIRA

Colaborador(es):  EDUARDO HENRIQUE DE MELLO LOYO - Orientador
Catalogação:  24/02/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5959@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5959@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5959

Resumo:
O objetivo principal do trabalho é avaliar as vantagens e desvantagens associadas à utilização, no âmbito de uma pequena economia aberta, de um mecanismo de intervenção sobre variações dos preços relativos domésticos de insumos intermediários comerciáveis. Esse mecanismo pode ser implementado por meio de uma combinação de tributos e subsídios às importações e exportações dos insumos comerciáveis, com alíquotas variáveis ao longo do tempo. Tal intervenção assume o papel de um instrumento auxiliar de estabilização que, ao ser manejado de forma coordenada com a taxa de juros nominal e os demais instrumentos convencionais de política monetária, pode vir a melhorar a resposta da economia aos choques que a atingem. Um exemplo concreto desse tipo de mecanismo é a CIDE (Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico), que tinha entre seus intuitos originais impedir que a volatilidade do preço do petróleo no mercado internacional se transmitisse integralmente aos preços domésticos dos derivados. O trabalho, portanto, destina-se a analisar e responder as seguintes questões: (i) determinar as circunstâncias nas quais a intervenção sobre os preços internacionais dos insumos pode se somar à manipulação da taxa de juros nominal na tentativa de melhor estabilizar a economia; (ii) investigar a natureza da intervenção ótima, ou seja, como o instrumento auxiliar e a taxa de juros nominal devem se movimentar conjuntamente em resposta aos choques; e (iii) medir os ganhos de bem estar que advêm da disponibilidade desse instrumento auxiliar de estabilização.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui