$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: NOTAS SOBRE A QUESTÃO DE DEUS EM HEIDEGGER: CONTRIBUIÇÕES PARA A TEOLOGIA ATUAL
Autor: JOSE REINALDO FELIPE MARTINS FILHO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 59521
Catalogação:  13/06/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59521@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59521@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.59521

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo pôr em evidência alguns aspectos da discussão heideggeriana sobre Deus, contribuindo ao atual debate teológico e pondo em diálogo Filosofia e Teologia na tentativa de tratamento de um seu objeto comum. Parte da constatação de que o pensamento de Martin Heidegger, ao contrário do que é sustentado por muitos, não se manteve alheio à temática religiosa e, muito ao contrário, que essa possui um lugar articulador em sua consecução, permanecendo como uma espécie de guia de tensões desde as obras da juventude até os textos considerados mais amadurecidos da lavra do autor. Para isso, situa o problema de Deus como um dos efeitos mais evidentes da crise metafísica, também apreendida através da crise da linguagem. Filosofia e Teologia, por isso, não podem se descuidar do vínculo indissociável que devem promover entre a realidade vivida e a sua possibilidade de descrição em âmbito conceitual, pelo que o único terreno fértil para se retomar a questão de Deus em nossos dias é a vida cotidiana, palco de vivências e experiências radicais. É esse o contexto em que emergem a questão da mística e a promessa do último deus em Heidegger, temas que aqui pretende-se envolver.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui