$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: OBSERVAÇÕES SOBRE A NOÇÃO DE CIÊNCIA CATÓLICA NO SÉC. XIX, COM ESPECIAL REFERÊNCIA AO CASO FRANCÊS
Autor: EDUARDO RODRIGUES DA CRUZ
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 59509
Catalogação:  13/06/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59509@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59509@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.59509

Resumo:
Em paralelo com a ideia comum de uma Igreja sob cerco no sec. XIX, nota-se a presença de dinamismos e criatividade em seu seio. Apresentamos algo da apologética católica da época, que então apresentava uma face mais liberal, acentuando os desenvolvimentos da ciência e os fatos que ela fornece de forma segura, e outra face que dá destaque à parte doutrinal e misteriosa do Cristianismo. Começamos com a figura de Lamennais e seus discípulos. Eles criticavam as formas de certeza do raciocínio humano baseadas no sujeito pensante, exigindo assim um critério de autoridade representado, por exemplo, pela palavra do Papa e pela razão geral – toda ciência verdadeira seria católica. Com o transcorrer do século, outras correntes apresentaram algo diferente. A ciência católica era apresentada agora ao lado de outras, implicando em uma ciência verdadeira e outra falsa, sendo a primeira constituída por verdades comprovadas e, portanto, compatíveis com a fé católica. Uma terceira corrente destacava autonomia entre ciência e fé, como em Providentissimus Deus 42. Também se mostra como essa tensão entre correntes ocorre em diversas enciclopédias francesas da época, assim como as controvérsias que ocorriam em outros países, como Alemanha e Inglaterra.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui