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Coleção Digital
Título: UM CAMINHAR DECOLONIAL PARA COMPREENDER O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NEGROS Autor: ANA CAROLINA DE SA QUEIROZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IRENE RIZZINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59498
Catalogação: 13/06/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59498@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59498@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59498
Resumo:
Título: UM CAMINHAR DECOLONIAL PARA COMPREENDER O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NEGROS Autor: ANA CAROLINA DE SA QUEIROZ
Nº do Conteudo: 59498
Catalogação: 13/06/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59498@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59498@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59498
Resumo:
Diante do predomínio do número de crianças e adolescentes negros em
situação de acolhimento institucional, elegeu-se como objetivo geral da pesquisa,
analisar o processo de invisibilização da questão étnico-racial no contexto das unidades de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. O campo de
pesquisa se constituiu a partir da atuação em duas unidades de acolhimento do
município de Itaguaí-RJ sob o seguinte aporte metodológico: 1) revisão bibliográfica, no qual identificamos as produções existentes que realizam uma análise sobre
o acolhimento institucional de crianças e adolescentes, relacionando com a questão
étnico-racial e englobando uma discussão Decolonial que discutem a
invisibilização das questões étnico-raciais a partir de um olhar colonizador sobre os
corpos negros; 2) análise documental dos prontuários das crianças e dos
adolescentes acolhidos, na qual buscamos identificar a presença ou ausência da
dimensão étnico-racial no espaço de acolhimento; 3) realização de grupos focais
com trabalhadores das unidades de acolhimento, visando captar os sentidos
atribuídos à invisibilização da questão étnico-racial. O estudo aponta para um
processo contínuo e constante de invisibilização da questão étnico-racial
considerando o racismo institucional e estrutural. Os profissionais ouvidos
identificam que a maior parte das crianças e adolescente são negros, mas a inserção
de classe sobrepõe a questão da raça, sem a compreensão que esses marcadores
sociais estão intimamente relacionados.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |