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Título: FATORES INFLUENCIADORES NO PROCESSO DECISÓRIO DE INVESTIMENTO EM FUNDOS DE AÇÕES E SUA RELAÇÃO COM AS GERAÇÕES DOS INVESTIDORES
Autor: CARLOS HENRIQUE MOTA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59488
Catalogação:  13/06/2022 Liberação: 13/06/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59488&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59488&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59488

Resumo:
As mudanças ocorridas nos últimos anos no Brasil, no que tange avanços tecnológicos de comunicação, novos meios de realização de transações comerciais e, consequentemente, novas atitudes dos consumidores em geral, de alguma forma impactam o setor de investimentos. Novos perfis atitudinais podem resultar em diferentes percepções e comportamentos em relação a marcas de gestores de ativos financeiros, a exemplo do Banco do Brasil e Itaú, mais tradicionais, e a XP Investimentos e o Nubank, mais modernas. A eventual diferença de percepção e a potencial preferência por essa ou aquela marca podem estar relacionadas à faixa etária dos públicos investidores, ou seja, suas gerações, influenciadas pelo ambiente onde se desenvolveram, pela intensidade do uso de meios tecnológico e pelos processos de compra de bens e serviços a que vêm sendo submetidos em suas vidas. O trabalho avalia a utilidade (peso) de diferentes atributos que influenciam a escolha de fundos de ações, tais como marca gestora, índice de retorno, perfil de risco, taxa de administração e critério de composição de ações de empresas com perfil de responsabilidade ambiental, social e transparência (ASG). O método é a análise conjunta, aplicado sobre 2 grupos de investidores, simulando investimentos em variados perfis de fundos. Os pesos (utilidades) atribuídos às variáveis selecionadas são comparados com base na idade (geração/cohort) dos participantes. Um questionário complementar busca dados que auxiliam na explicação dos resultados encontrados por meio das simulações. Apesar de relevantes, os aspectos associados a risco e retorno não foram suficientes para explicar inteiramente o processo de decisão dos investidores em fundos de ações, possivelmente, estes sejam influenciados por questões emocionais, afetivas, atitudinais que ilustraram a importância atribuída aos critérios marca e presença do critério ASG na composição da carteira dos fundos de investimentos.

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