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Título: A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE
Autor: CRISTIANE RODRIGUES SERRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA COELHO DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59369
Catalogação:  06/06/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59369

Resumo:
A figura dos Mestres Cantadores do Boi de Pindaré: Educação, Memória, Pertencimento e Oralidade investiga as práticas educativas dos dois Mestres formais do Boi de Pindaré: Mestre Castro e Mestre João do Sá Viana contadas através das narrativas identitárias deles e dos sujeitos que participam. As trajetórias dos mestres foram estudadas a partir de idas e vindas, em um processo de rupturas, suturas que é natural na identidade do ser humano. Destaca-se a importância desses Mestres cantadores como educadores não formais da cultura popular maranhense, pois, é através dos seus ensinamentos que são propagados os conhecimentos contidos na tradição do Bumba-meu-boi do Maranhão que possuí elementos populares repletos de significados e cheios de simbologias e as memórias e conhecimentos revelam uma rede de saberes construídos e reconstruídos, possibilitando assim, um olhar mais atento em relação a conexões e troca de saberes através da oralidade e das práticas pedagógicas que suscitam provocações e dialogismos. Neste contexto é estudado o papel feminino através do emponderamento das mulheres que fazem o Boi de Pindaré reconhecendo suas lideranças dentro dos núcleos que atuam e a visibilidade das suas ações como propagadoras da tradição. O Ensino não formal é realizado nos ensaios, durante as apresentações e principalmente no espaço educacional da Sede, que é aberto para toda a comunidade como um lugar social e cultural de convivência, de ensino e aprendizagem. Foram utilizados como metodologia a análise documental e a história oral, a partir de entrevistas com Mestres e brincantes do Boi de Pindaré. Conclui-se que esses Mestres cantadores desempenham um importante papel como educadores não formais da cultura popular maranhense, pois, é através dos seus ensinamentos que são propagados os conhecimentos contidos na tradição do Bumba-meu-boi do Maranhão que possuí elementos populares repletos de significados e cheios de simbologias, memórias e conhecimentos. A pesquisa revelou uma rede de saberes construídos e reconstruídos, que possibilitam conexões e troca de saberes através da oralidade e das práticas pedagógicas que suscitam provocações e dialogismos.

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