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Título: VULNERABILIDADE DO SISTEMA DE TRANSPORTE À MUDANÇA CLIMÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS DE MOBILIDADE URBANA
Autor: NATALIA MORAES SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA FERNANDA RODRIGUES CAMPOS LEMOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59363
Catalogação:  06/06/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59363@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59363@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59363

Resumo:
Embora frequentemente se afirme que o sistema de transporte é um setor social, economicamente importante e particularmente vulnerável às mudanças climáticas, ainda há poucas pesquisas sobre sua adaptação. Assim, o objeto de estudo deste trabalho é a vulnerabilidade e a adaptabilidade do sistema de transporte urbano frente à mudança climática. O objetivo é identificar o nível de contribuição atual e potencial dos Planos de Mobilidade Urbana, para a redução da vulnerabilidade do sistema de transporte, frente à mudança climática. O estudo parte da análise dos planos de mobilidade das cidades de Belém, São Luís e Manaus. Para isso, a metodologia segue as orientações de uma pesquisa de caráter qualitativo, ancorando-se no levantamento bibliográfico, bem como na análise de documentos e notícias jornalísticas, analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Em síntese, pode-se destacar que nas cidades analisadas, a Mudança climática ainda não é percebida como um problema de relevância local. Ainda que esteja presentes nas diretrizes dos planos de mobilidade ações para a mitigação, esta não é específica para a mudança climática, sendo somente uma medida padrão para a redução da poluição nas cidades. Quando trata-se da adaptação do sistema de transporte para a redução da vulnerabilidade sócio climática, as políticas públicas praticamente não direcionam ações específicas.

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