$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ANÁLISE COMPARATIVA DE MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE PRESSÃO DE POROS CONVENCIONAIS E A PARTIR DE PARÂMETROS DE PERFURAÇÃO
Autor: RENATA MATTOS SAMPAIO DE ARAUJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO AUGUSTO BARRETO DA FONTOURA - ORIENTADOR
VIVIAN RODRIGUES MARCHESI - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 59343
Catalogação:  03/06/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59343@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59343@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59343

Resumo:
Os mecanismos geradores de pressão de poros em subsuperfície têm sido alvo de diversas pesquisas ao longo dos anos. A identificação prévia de zonas de pressão anômalas auxilia na redução do tempo não produtivo (NPT), evitando paralisações, bem como na prevenção de acidentes durante a etapa de perfuração do poço de petróleo. Nesse contexto, este trabalho estuda métodos de previsão de pressão de poros a partir de perfis petrofísicos e de parâmetros de perfuração. Com este objetivo, é apresentada uma revisão bibliográfica abordando tanto os conceitos fundamentais quanto os métodos de previsão de pressão de poros existentes. De modo geral, as estimativas de pressão de poros podem ser divididas em três etapas: (1) antes da perfuração, onde são utilizados perfis petrofísicos de poços de correlação para estimar a pressão de poros; (2) durante a etapa de execução do poço, na qual geralmente são usados os parâmetros de perfuração, além dos eventos de perfuração identificados, e quando disponíveis, as ferramentas de perfilagem em tempo real e dados de pressão; e (3) finalmente na etapa pós-perfuração, onde são utilizados os perfis a cabo, os possíveis perfis de Logging While Drilling (LWD), os eventos de perfuração e os dados de tomadas de pressão na retroanálise. Esses dados são usados para calibrar a pressão de poros estimada previamente para o poço e alimentar a base de dados de poços de petróleo perfurados em uma certa região. Neste trabalho foram realizados estudos de caso, com a realização de estimativas de curvas de pressão de poros, que foram comparadas aos valores de testes de pressão de poços, quando disponíveis. Além dos testes de pressão, também podem ser utilizados eventos indicadores de pressão de poros elevada na calibração, por exemplo o torque, arraste, cavings estilhados ao longo de formações argilosas, influxos em trechos permeáveis, entre outros indicativos. Foi constatado que os gradientes de pressão estimados pelo Método de Bowers apresentam resultados com maior oscilação dos valores quando comparados aos estimados pelo Método de Eaton. A boa aplicabilidade do Método de Eaton é devido ao fato de que na bacia em questão, o mecanismo de subcompactação mostrou-se predominante. Notou-se também que na comparação entre os métodos do expoente d e DEMSE, o resultado do gradiente de pressão de poros obtido através do expoente d está sujeito a menos interferências nas estimativas com relação ao método DEMSE.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui