$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: A VIA DA BELEZA NA FORMAÇÃO HUMANO-CRISTÃ COM CATEQUISTA: ANÁLISE DA DIMENSÃO CATEQUÉTICA DO MUSEU SAGRADA FAMÍLIA-CATEQUESE E ARTE
Autor: JORDELIO SILES LEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59320
Catalogação:  02/06/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59320@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59320@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59320

Resumo:
A presente pesquisa é uma reflexão que consiste em apresentar, a partir da Teologia Pastoral, temas que se entrelaçam na compreensão do espaço e projeto formativo com catequista. A discussão está centrada na dimensão catequética e busca uma correlação entre a Via da Beleza, a formação com catequista, a arte cristã e o Museu Sagrada Família. A pesquisa ora apresentada, se desenvolve em consonância com a Carta Apostólica, Antiquum Ministerium, que aponta para a necessária qualificação dos catequistas, elevados à condição de ministros leigos, bem como, uma urgência da Igreja que, sob à luz da Iniciação à Vida Cristã e de uma catequese permanente, procura desenvolver um itinerário de educação da fé, que proporcione o encontro com a pessoa de Jesus Cristo, favorecendo o surgimento do discípulo missionário. Essa urgência exige uma compreensão sobre o papel do catequista, sob enfoque da dimensão do ser, saber e saber fazer, em vista de oferecer espaços adequados para a formação; além de um itinerário formativo, que aponte para uma compreensão integral da pessoa, a partir da ótica humano-cristã. Um novo paradigma na catequese provoca uma reinterpretação sobre a Pedagogia e Metodologia a serem adotadas no itinerário formativo do catequista, dando ferramentas necessárias para que este assuma, com eficiência e eficácia, esse ministério na Igreja. A superação de um modelo formativo fragmentado, tendo em vista atender as necessidades de um novo tempo, é uma resposta criativa, aberta ao diálogo com a cultura e a arte, buscando, na tradição da Igreja, uma inspiração que se manifesta como Via da Beleza. Trata-se de viabilizar um caminho seguro, que responda com objetividade ao propósito de um itinerário formativo humano-cristão, conduzido por um diálogo entre arte, liturgia e catequese, através de uma experiência que converge ao encontro com a Beleza Encarnada, Jesus Cristo. Neste estudo, a formação com catequista é compreendida como um itinerário humano-cristão, que se dá pela via da beleza. Essa via é o espírito do espaço e projeto formativo, que se manifesta no Museu Sagrada Família-Catequese e Arte. A Via da Beleza é interpretada como um caminho que se faz a partir de uma experiência querigmática e mistagógica. Remete a um processo espiritual de construção do papel de catequista, envolvendo a superação de um olhar puramente estético, chegando aos fundamentos teológicos do conceito, revelado na experiência cristã, como um itinerário Pascal. O estudo teológico-pastoral é um caminho de síntese do processo, que se realizou através do movimento prático e teórico sobre um tema de grande relevância na ação evangelizadora da Igreja. A formação, que se faz no espaço de arte, pela Via da Beleza, gera catequistas abertos ao diálogo com a cultura e dispostos a viver um protagonismo com fé, esperança e comunhão, aparando arestas que surgem na ação evangelizadora e lançando-se na novidade, que se revela como Caminho da Beleza.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui