INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: WORKFLOW PARA BIOINFORMÁTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MELISSA LEMOS

Colaborador(es):  MARCO ANTONIO CASANOVA - Orientador
ANTONIO BASILIO DE MIRANDA - Coorientador
Número do Conteúdo: 5928
Catalogação:  11/02/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5928@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5928@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5928

Resumo:
Os projetos para estudo de genomas partem de uma fase de sequenciamento onde são gerados em laboratório dados brutos, ou seja, sequências de DNA sem significado biológico. As sequências de DNA possuem códigos responsáveis pela produção de proteínas e RNAs, enquanto que as proteínas participam de todos os fenômenos biológicos, como a replicação celular, produção de energia, defesa imunológica, contração muscular, atividade neurológica e reprodução. As sequências de DNA, RNA e proteínas são chamadas nesta tese de biossequências. Porém, o grande desafio destes projetos consiste em analisar essas biossequências, e obter informações biologicamente relevantes. Durante a fase de análise, os pesquisadores usam diversas ferramentas, programas de computador, e um grande volume de informações armazenadas em fontes de dados de Biologia Molecular. O crescente volume e a distribuição das fontes de dados e a implementação de novos processos em Bioinformática facilitaram enormemente a fase de análise, porém criaram uma demanda por ferramentas e sistemas semi-automáticos para lidar com tal volume e complexidade. Neste cenário, esta tese aborda o uso de workflows para compor processos de Bioinformática, facilitando a fase de análise. Inicialmente apresenta uma ontologia modelando processos e dados comumente utilizados em Bioinformática. Esta ontologia foi derivada de um estudo cuidadoso, resumido na tese, das principais tarefas feitas pelos pesquisadores em Bioinformática. Em seguida, a tese propõe um framework para um sistema de gerência de análises em biossequências, composto por dois sub-sistemas. O primeiro é um sistema de gerência de workflows de Bioinformática, que auxilia os pesquisadores na definição, validação, otimização e execução de workflows necessários para se realizar as análises. O segundo é um sistema de gerência de dados em Bioinformática, que trata do armazenamento e da manipulação dos dados envolvidos nestas análises. O framework inclui um gerente de ontologias, armazenando ontologias para Bioinformática, nos moldes da apresentada anteriormente. Por fim, a tese descreve instanciações do framework para três tipos de ambiente de trabalho comumente encontrados e sugestivamente chamados de ambiente pessoal, ambiente de laboratório e ambiente de comunidade. Para cada um destes ambientes, a tese discute em detalhe os aspectos particulares da execução e otimização de workflows.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui