$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS VAREJISTAS
Autor: THAIS BRAZ PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59264
Catalogação:  30/05/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59264@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59264@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59264

Resumo:
O presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias competitivas adotadas por empresas varejistas brasileiras e o impacto dessas estratégias em seus resultados, gerando uma taxionomia que possibilite um melhor entendimento deste setor. As empresas selecionadas são as maiores do segmento no Brasil, representando mais de 60 por cento do faturamento no período entre 2017 a 2021. Foram utilizados dados secundários da Economática e dos portais de informação ao investidor de cada empresa para seleção das variáveis estratégicas e de desempenho. Tais dados foram analisados por meio de algoritmos do SPSS (Statistical Package for Social Science). Após a preparação da base de dados, constituída por 37 empresas e com tratamento de outliers e valores ausentes, foram extraídos do espaço estratégico os fatores relevantes para definição das variáveis de clusterização. A aplicação de análise de cluster hierárquica e k-means possibilitou determinar o número ótimo de clusters e gerar grupos de empresas com perfis estratégicos definidos, de forma a perceber que, as que fazem parte do mesmo grupo, adotam estratégias semelhantes, distintas daquelas empregadas por empresas de outros grupos. Testes MANOVA foram realizados para validar tal conclusão. Finalmente, foram calculados os vetores de desempenho de cada cluster e realizados os testes estatísticos adequados, MANOVA e ANOVA, incluindo análise post hoc, para elaborar uma hierarquia que emprestasse sentido prático à taxionomia. A conclusão é que a taxionomia com três clusters tem melhor aderência à realidade do setor e que as empresas que praticam estratégias de diferenciação ampla apresentam desempenho melhor do que aquelas que praticam custo ou qualquer tipo de enfoque.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui