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Coleção Digital
Título: A GENTE NÃO TEM COMO VOLTAR NO PASSADO: AS PRÁTICAS DE (RE)FORMULAÇÃO POR MEDIADORES DE CONFLITO EM SEQUÊNCIAS DE RECLAMAÇÕES E ACUSAÇÕES Autor: RONY CAMINITI RON-REN JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59213
Catalogação: 26/05/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59213@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59213@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59213
Resumo:
Título: A GENTE NÃO TEM COMO VOLTAR NO PASSADO: AS PRÁTICAS DE (RE)FORMULAÇÃO POR MEDIADORES DE CONFLITO EM SEQUÊNCIAS DE RECLAMAÇÕES E ACUSAÇÕES Autor: RONY CAMINITI RON-REN JUNIOR
Nº do Conteudo: 59213
Catalogação: 26/05/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59213@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59213@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59213
Resumo:
Apesar da crescente importância e utilização da mediação como forma de
solução de conflitos e da destacada importância que a comunicação e a interação
possuem no processo, os manuais de mediação nacionais e internacionais, focados em
teorias e em comentários sobre as leis, pouco têm a dizer sobre encontros reais entre
mediadores e mediandos, isto é, como a mediação-em-interação, de fato, ocorre. Essa
pesquisa, de natureza qualitativa e empírica, busca, com base nos estudos da fala-eminteração, entender situadamente como a instituição da mediação é coconstituída entre
os participantes, e descrever como diferentes recursos linguísticos verbais e não verbais
são mobilizados pelos mediadores na construção de práticas interacionais alinhadas ao
seu mandato institucional. Especificamente, essa pesquisa põe uma lupa sobre as
práticas de (re)formulação realizadas pelos mediadores em sequências interacionais nas
quais ao menos uma das partes realiza reclamações, acusações ou atribuições de culpa
ao outro, a fim de: (i) descrever as (re)formulações dos mediadores sobre o que uma
das partes disse à/sobre a outra; (ii) descrever e analisar as ações e efeitos projetados
pelas (re)formulações; (iii) examinar o papel das (re)formulações na mediação e suas
relações com as tarefas institucionais do mediador. Para tanto, foi gerado um corpus
composto por 26 horas de gravação em áudio de sessões de mediação familiar
extrajudicial que ocorreram em um Núcleo de Prática Jurídica de uma universidade do
estado do Rio de Janeiro. A análise das práticas de (re)formulação nos mostra como
diferentes objetivos institucionais são tornados relevantes e podem ser alcançados
pelos mediadores a partir das transformações de turnos de fala prévios e da oferta de
interpretações alternativas. Dentre elas, estão a mitigação e/ou neutralização do
escalonamento do conflito entre as partes e a transformação de aspectos relacionais e
subjetivos em tópicos mediáveis. Observou-se, especialmente, o papel das
(re)formulações no (re)direcionamento das partes a uma posição na qual podem
cooperar, ou, pelo menos, encontrar um conjunto de elementos em comum no qual
poderão se basear em discussões subsequentes na mediação, possibilitando a
progressão das sessões de mediação e oportunizando mudanças futuras na relação e
interação entre as partes. Nesse sentido, o estudo contribui, em termos teóricos, para
o estudo do fenômeno da (re)formulação e, em termos aplicados, para a formação de
mediadores.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |