$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ENTRE CONTROLE E REPRESSÃO: NARRATIVAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIA DA RELAÇÃO DE LGBTQIA+ COM SEUS FAMILIARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALEX BARROSO DE FIGUEIREDO

Colaborador(es):  LIANA DE ANDRADE BIAR - Orientador
Número do Conteúdo: 59205
Catalogação:  26/05/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59205@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59205@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59205

Resumo:
Considerando os processos de normalização de performances de gênero e sexualidade no contexto familiar, o presente trabalho se debruça sobre as histórias de vida de pessoas que se identificam como LGBTQIA+ acerca de suas experiências com seus familiares. Inserido nas investigações atuais da Linguística Aplicada, a partir da Análise de Narrativa – a qual tem buscado compreender, dentre outras coisas, os processos de produção de vulnerabilidade e subalternidade em práticas sociais e discursivas – buscase compreender os processos de construção identitária, performances, bem como os respectivos discursos que lhes dão suporte. Em um viés metodológico de pesquisa qualitativa e interpretativa, foram gerados dados em situação de entrevista com homens e mulheres cujas performances correspondem ao espectro de sexualidades supracitado. Destas, optou-se por analisar as narrativas de três participantxs. Para isso, foram mobilizadas discussões e ferramental teórico-analítico próprio à Análise de Narrativa, às análises sobre estigma de Goffman (1963) e à Linguística Queer. A análise se dá a partir da divisão laminar em três partes. Na primeira lâmina, busca-se mostrar como identidades são indexadas em relações de sequencialidade na produção de causalidade e por avaliações de modo a produzir a família como uma instituição repressora. Na segunda, pautado no trabalho de face, busca-se mostrar como ocorre a negociação do estigma na interação. Por fim, busca-se mostrar quais sistemas de coerência atuam na construção dessas histórias. A partir disso foi possível compreender como performances identitárias não alinhadas a ideias cis-heteronormativas desencadeiam processos de controle, regulação e repressão.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui