$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: EXPLORANDO FATORES QUE INFLUENCIAM COMO AS VISUALIZAÇÕES DE DADOS SÃO INTERPRETADAS POR NÃO ESPECIALISTAS
Autor: ARIANE MORAES BUENO RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - Orientador
Nº do Conteudo: 59149
Catalogação:  23/05/2022 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59149@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59149@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59149

Resumo:
As visualizações de dados são cada vez mais comuns na mídia tradicional e nas redes sociais. No entanto, a alfabetização visual da população não acompanhou essa crescente popularidade. É necessário para quem cria os gráficos montar uma comunicação visual que contenha as informações necessárias de forma atrativa e de fácil compreensão. Em contrapartida, é necessário para quem os consome, captar as informações representadas pelos gráficos e extrair as análises do que vê. A importância da alfabetização visual é a capacidade de ler um gráfico, ou seja, olhar para um gráfico e identificar informações relevantes, tendências e discrepâncias em um determinado cenário. Neste trabalho, realizamos quatro estudos para explorar os fatores que influenciam o sucesso da análise de dados visuais. No primeiro estudo descobrimos como as pessoas tentam dar sentido a visualizações de dados específicas, através de perguntas que elas fazem ao encontrar uma visualização pela primeira vez. No segundo estudo exploramos como as distribuições de dados podem afetar a eficácia e eficiência das visualizações de dados. No terceiro estudo investigamos quando não especialistas identificam que uma visualização não é adequada para responder uma pergunta de análise específica, quando eles fazem boas sugestões de alteração para tornar essas visualizações adequadas e quando avaliam bem a adequação de algumas sugestões oferecidas a eles. No quarto estudo, criamos um teste para avaliar a compreensão das pessoas sobre os aspectos aplicados (responder perguntas de análise com o apoio de uma visualização) e conceituais (questões sobre a função e estrutura) da visualização de dados. Nossos resultados fornecem recursos para o desenvolvimento de material didático e ferramentas para recomendação de visualizações de dados relacionadas a perguntas que se visa responder. Uma contribuição adicional deste trabalho aos resultados dos estudos foi a estruturação de uma lista unificada de diferentes tarefas de visualização que encontramos na literatura.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui