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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EXPLORANDO FATORES QUE INFLUENCIAM COMO AS VISUALIZAÇÕES DE DADOS SÃO INTERPRETADAS POR NÃO ESPECIALISTAS Autor: ARIANE MORAES BUENO RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59149
Catalogação: 23/05/2022 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59149@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59149@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59149
Resumo:
Título: EXPLORANDO FATORES QUE INFLUENCIAM COMO AS VISUALIZAÇÕES DE DADOS SÃO INTERPRETADAS POR NÃO ESPECIALISTAS Autor: ARIANE MORAES BUENO RODRIGUES
Nº do Conteudo: 59149
Catalogação: 23/05/2022 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59149@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59149@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59149
Resumo:
As visualizações de dados são cada vez mais comuns na mídia tradicional
e nas redes sociais. No entanto, a alfabetização visual da população não acompanhou essa crescente popularidade. É necessário para quem cria os gráficos
montar uma comunicação visual que contenha as informações necessárias de
forma atrativa e de fácil compreensão. Em contrapartida, é necessário para
quem os consome, captar as informações representadas pelos gráficos e extrair
as análises do que vê. A importância da alfabetização visual é a capacidade de
ler um gráfico, ou seja, olhar para um gráfico e identificar informações relevantes, tendências e discrepâncias em um determinado cenário. Neste trabalho,
realizamos quatro estudos para explorar os fatores que influenciam o sucesso
da análise de dados visuais. No primeiro estudo descobrimos como as pessoas
tentam dar sentido a visualizações de dados específicas, através de perguntas
que elas fazem ao encontrar uma visualização pela primeira vez. No segundo
estudo exploramos como as distribuições de dados podem afetar a eficácia e
eficiência das visualizações de dados. No terceiro estudo investigamos quando
não especialistas identificam que uma visualização não é adequada para responder uma pergunta de análise específica, quando eles fazem boas sugestões
de alteração para tornar essas visualizações adequadas e quando avaliam bem
a adequação de algumas sugestões oferecidas a eles. No quarto estudo, criamos
um teste para avaliar a compreensão das pessoas sobre os aspectos aplicados
(responder perguntas de análise com o apoio de uma visualização) e conceituais (questões sobre a função e estrutura) da visualização de dados. Nossos
resultados fornecem recursos para o desenvolvimento de material didático e
ferramentas para recomendação de visualizações de dados relacionadas a perguntas que se visa responder. Uma contribuição adicional deste trabalho aos
resultados dos estudos foi a estruturação de uma lista unificada de diferentes
tarefas de visualização que encontramos na literatura.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |