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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ENSAIOS DE ARRANCAMENTO EM SOLO REFORÇADO COM MALHAS DE PNEUS Autor: FERNANDO AUGUSTO FERREIRA DO VALLE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO DE SAMPAIO FERRAZ JARDIM SAYAO - ORIENTADOR
DENISE MARIA SOARES GERSCOVICH - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5907
Catalogação: 03/02/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5907@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5907@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5907
Resumo:
Título: ENSAIOS DE ARRANCAMENTO EM SOLO REFORÇADO COM MALHAS DE PNEUS Autor: FERNANDO AUGUSTO FERREIRA DO VALLE
DENISE MARIA SOARES GERSCOVICH - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5907
Catalogação: 03/02/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5907@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5907@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5907
Resumo:
A utilização de pneus usados é uma técnica interessante para
reforço de solos, sob o aspecto ambiental. Os pneus usados constituem
uma matéria-prima abundante e de custo reduzido. A técnica de utilização
de pneus em obras geotécnicas vem sendo difundida no Brasil desde
meados dos anos 90, com a construção do muro experimental de solopneus
da PUC-Rio, em colaboração com a Fundação Geo-Rio e a
Universidade de Ottawa (Canadá). O presente trabalho tem por objetivo
apresentar a metodologia para avaliação da resistência ao arrancamento
de malhas de pneus. Os pneus podem ser dispostos em um plano
horizontal e amarrados entre si, formando uma malha de reforço. Podem
ser utilizados pneus inteiros ou com uma das bandas laterais cortadas. A
sobrecarga atuando no reforço provém do confinamento provocado pela
altura do aterro de solo, construído sobre a malha de pneus. Os ensaios
de arrancamento dos pneus no campo utilizaram uma estrutura metálica
de reação, atirantada, a qual foi desenvolvida especificamente para o
programa experimental sobre reforço de solos. Os resultados permitiram
idealizar um mecanismo de ruptura envolvido no processo de
arrancamento das malhas de pneus, bem como a verificação das
características de resistência e deformabilidade deste tipo de reforço.