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Título: EFEITOS DE SPILLOVER DE ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL: EVIDÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Autor: GABRIEL DE CAMPOS GONCALVES DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59050
Catalogação:  17/05/2022 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59050@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59050@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59050

Resumo:
O prolongamento do tempo escolar é uma política atraente que os países de renda média vêm adotando. No entanto, apesar de um número crescente de trabalhos analisando o impacto do aumento do tempo de instrução no desempenho dos alunos, pouco se sabe sobre o spillover que esse tipo de política gera, apesar de seu alto custo para alunos pobres de países em desenvolvimento. Assim, avaliamos o impacto das escolas de período integral nas escolas públicas regulares (meio período). Para isso, analisamos o Programa de Ensino Integral (PEI) do estado de São Paulo para o ensino médio em um conjunto de dados com geolocalizações de escolas. Usamos uma estratégia dinâmica de diferença-em-diferenças para mostrar que as escolas de período integral alteram a composição de alunos e professores das escolas regulares vizinhas e afetam negativamente seu desempenho e evasão. Além disso, estimamos o impacto do PEI nas escolas tratadas removendo o viés de spillover e confirmamos que os spillovers são relativamente pequenos em comparação com os ganhos do programa.

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