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Título: A PRÁTICA ARTESANAL DA CERÂMICA: APRENDIZADOS DE SE PROJETAR COM O BARRO
Autor: LUIZA RESTUM HISSA MANZATTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59043
Catalogação:  17/05/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59043@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59043@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59043

Resumo:
Esta dissertação apresenta uma possibilidade de se (re)pensar a atuação profissional do designer contemporâneo através da prática artesanal da cerâmica. Buscando procedimentos manuais, dialoga-se com um tempo singular e demorado: otempo do barro. Com base no pensamento de Tim Ingold (2013), Richard Sennett(2008) e Donald Schön (2000), por exemplo, propomos uma abordagem tácita, corpórea, de experiências para o profissional, a fim de reaproximar o design de suas origens artesanais. Olhando para a cerâmica, esbarramos em questões que extrapolam o próprio fazer e abrem caminhos necessários de questionamento sobre a hegemonia social do patriarcado também no campo do design. Propõe-se uma cosmovisão ampliada e inclusiva, e nesse âmbito, os estudos de gênero podem contribuir para uma reparação histórica do apagamento e invisibilidade social da contribuição material feminina para o campo projetivo, bem como introduzir metodologias que ajudem na desconstrução de métodos homogeneizadores e/ou patriarcais. Partindo do sistema produtivo da cerâmica artesanal feita por mulheres, como objeto de estudo dessa pesquisa, foi traçado um paralelo sobre as questões de gênero, criação, interesse socioeconômico e sustentabilidade presentes nesta artesania.

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