$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: DATAÇÃO DE SEDIMENTOS COM 210PB APLICADA A AVALIAÇÃO DA TAXA DE SEDIMENTAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA QUE INTEGRAM O SISTEMA LIGHT PIRAÍ
Autor: CAMILLE DELFINO VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE MARCUS DE OLIVEIRA GODOY - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58932
Catalogação:  10/05/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58932@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58932@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58932

Resumo:
Os reservatórios de Vigário e de Santana são parte da bacia do Paraíba do Sul que fornecem água para três hidroelétricas integradas do sistema de energia da Light, com uma capacidade de geração de energia de 612 MW. Considerando o aumento da demanda e do fornecimento de energia, a operação das hidroelétricas gera mudanças no perfil de ocupação do solo, com consequente impacto nas taxas de erosão. Como consequência, os parâmetros originais relacionados ao assoreamento do reservatório não são mais aplicáveis, resultando numa vida útil menor do que a prevista nos projetos originais. Dentro das alternativas que permitem recuperar dados sobre a variação da velocidade de sedimentação em escala anual, diversos estudos destacam o uso do 210Pb. Este trabalho discute o estudo de testemunhos retirados em diferentes pontos dos reservatórios de Santana e de Vigário. Os perfis de umidade qualificaram 4 testemunhos para serem analisados através da técnica do 210Pb empregando o modelo CRS. Os metais Cr e Zn apresentaram valores de concentração acima do seu valor de TEL, e podem estar causando algum efeito colateral na fauna e flora da região. A datação por 210Pb evidenciaram um aumento significativo das velocidades de sedimentação. O aumento observado nos testemunhos de Vigário foi superior ao verificado no testemunho de Santana. Foi observado um lento incremento na taxa de sedimentação do reservatório de Vigário até o final da década de 1990, já Santana apresentou aumentos e reduções ao longo dos anos, sugerindo que este seja mais susceptível a variações anuais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui