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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONVERSAS EXPLORATÓRIAS SOBRE O PODER DE VETO NO ESPAÇO ESCOLAR: COCONSTRUÇÃO DE CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM DIALÓGICA Autor: PATRICIA GRAEFF VIANA L RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58916
Catalogação: 10/05/2022 Liberação: 10/05/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58916&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58916&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58916
Resumo:
Título: CONVERSAS EXPLORATÓRIAS SOBRE O PODER DE VETO NO ESPAÇO ESCOLAR: COCONSTRUÇÃO DE CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM DIALÓGICA Autor: PATRICIA GRAEFF VIANA L RIBEIRO
Nº do Conteudo: 58916
Catalogação: 10/05/2022 Liberação: 10/05/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58916&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58916&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58916
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo a busca de entendimentos sobre o poder
de veto no contexto escolar e os caminhos que os praticantes do processo de ensinoaprendizagem podem construir para uma aprendizagem dialógica. Ancorada na
abordagem da Prática Exploratória, entendo alunos e professores como praticantes
do processo de ensino-aprendizagem (ALLWRIGHT e HANKS, 2009), uma vez
que ambos possuem um papel importante no processo. Algumas perguntas são
centrais para guiar meu olhar nesse estudo: Que poder de veto é esse? Por quem ele
é praticado? Por que e de que maneira? Quais são as consequências desse poder
para os alunos e os professores? Como trabalhar diante do poder de veto? O trabalho
alinha-se à concepção de discurso que evidencia o uso da linguagem como prática
social. Assim, é na relação entre discurso e sociedade que analisei o poder de veto
praticado e sofrido pelos participantes do processo de ensino-aprendizagem, sejam
eles alunos ou professores, dentre outros (MOITA LOPES, 2003). Entendendo que
os praticantes possuem a capacidade de agirem como construtores de seu próprio
processo de aprendizagem (MILLER, CUNHA e ALLWRIGHT, 2020), é essencial
estimular conversas exploratórias entre alunos e professores. A pesquisa ocorreu
em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro onde atuei como professora de
língua portuguesa em turmas de ensino médio. Os dados foram gerados a partir de
conversas exploratórias com alunos e professores participantes sobre suas
experiências em relação ao poder de veto. As conversas foram gravadas em áudio
para posterior transcrição conforme as convenções referentes ao modelo Jefferson
de Conversação (LODER, 2008). Além de suas contribuições teóricometodológicas, este estudo poderá, sobretudo, estimular a capacidade do
protagonismo dos alunos assim como sua atitude investigativa a respeito das
questões que são relevantes para eles.
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