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Coleção Digital
Título: RETRATO EM BRANCO E PRETO DE HIBRIDISMO MIDIÁTICO: PRÁTICAS CULTURAIS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DA UFRJ, FUTUROS PROFESSORES Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA DA GLORIA BAKER BOTELHO
Colaborador(es): ZAIA BRANDAO - Orientador
Número do Conteúdo: 5883
Catalogação: 25/01/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5883@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5883@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5883
Resumo:
Título: RETRATO EM BRANCO E PRETO DE HIBRIDISMO MIDIÁTICO: PRÁTICAS CULTURAIS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DA UFRJ, FUTUROS PROFESSORES Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA DA GLORIA BAKER BOTELHO
Colaborador(es): ZAIA BRANDAO - Orientador
Número do Conteúdo: 5883
Catalogação: 25/01/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5883@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5883@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5883
Resumo:
Pesquisou-se as práticas culturais dos estudantes dos
cursos de licenciatura da UFRJ com o objetivo de verificar
a hipótese de que as variáveis nas práticas culturais
destes jovens estudantes universitá¡rios, analisadas segundo
suas inserções na universidade por centros universitários
(CFCH, CCMN, CCS e CLA), podem ser atribuídas também ao que
se propôs como variáveis de convivialidades, além das
variáveis explicativas tradicionais (sócio-econômicas e
demográficas). O questionário, respondido por 369
estudantes dos cursos de licenciatura da UFRJ alunos do
curso de Psicologia da Educação II em 2003/2, com pelo
menos dois anos de vida universitária, foi construído a
partir de 4 constructos: Protoculturas, Culturas de volume,
Culturas de lazer e Culturas sóciodigitais. A análise,
descritiva simples, seguida por análise descritiva
discriminante, multivariada, em caráter exploratório,
indicou que aqueles 4 constructos não chegam a discriminar
as práticas culturais dos estudantes, por centro
universitário, o que impediu que a hipótese fosse
comprovada. Esta mesma análise indicou outras
possibilidades de agrupamento das variáveis, nas quais o
contato com a cultura linguística (lecto-escrita) e a
cultura tecno-científica (sociodigital) podem ter
importante papel na comprovação da hipótese. A leitura e o
contato com a música permitiram indicar alguns perfis da(s)
juventude(s), por centro, porém sem dimensão conclusiva.