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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA TOMADA DE DECISÃO NO COMBATE EM AMBIENTES CONFINADOS Autor: THIAGO DA SILVA GONCALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58800
Catalogação: 03/05/2022 Liberação: 03/05/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58800@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58800@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58800
Resumo:
Título: REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA TOMADA DE DECISÃO NO COMBATE EM AMBIENTES CONFINADOS Autor: THIAGO DA SILVA GONCALVES
Nº do Conteudo: 58800
Catalogação: 03/05/2022 Liberação: 03/05/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58800@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58800@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58800
Resumo:
Os combates modernos acontecem cada vez mais dentro das cidades, muitas
vezes dentro de casa, becos, galpões, em ambientes com um espaço restrito onde
tudo acontece de maneira muito rápida e com adversários que não são fáceis
de serem identificados. Em uma situação dessa, a identificação positiva do alvo
se torna imprescindível para que o soldado possa decidir da maneira correta se
deve ou não atirar no que ele está vendo. Esse é um dos desafios que o Corpo de
Fuzileiros Navais enfrenta: preparar seu soldado para nova realidade de maneira
segura e com baixos custos. Por esse motivo a Realidade Virtual pode ser
uma solução plausível para esse problema, preparar o militar no seu processo
decisório e de maneira eficiente para uma situação de combate em ambiente
confinado. O presente trabalho foi baseado em dois ambientes virtuais, o
primeiro é uma sala de treinamento e o segundo, uma situação de combate em
ambiente confinado (CQB - Close Quarters Battle). Em ambas as situações,
8 instruendos foram avaliados por 4 instrutores, onde obtivemos resultados
positivos referentes a possibilidade do emprego do sistema no adestramento
de CQB para o ensino da identificação positiva do alvo, além de propostas de
estudos futuros.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |